Tondela apoia candidatura do queijo Queijo Serra da Estrela à UNESCO
Tondela é um dos 17 municípios da região que apoia a candidatura do Queijo Serra da Estrela a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO. A ideia é salvaguardar este produto com Denominação de Origem Protegida (DOP).
O protocolo de cooperação para a elaboração da candidatura foi assinado na última sexta-feira (12 de julho), numa cerimónia que teve lugar em Celorico da Beira, e em que participou o vice-presidente da Câmara de Tondela, e vereador com os pelouros da cultura e turismo no executivo, João Carlos Figueiredo.
Este projeto pretende salvaguardar toda a fileira do queijo, dos pastores, aos animais das raças Bordaleira ou Churra Mondegueira, passando pelo fabrico.
Esta iniciativa resulta da junção de esforços dos 17 municípios que integram as comunidades intermunicipais (CIM) Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra e da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), que financiam a elaboração da candidatura em cerca de 80 mil euros.
O processo deverá ser entregue na UNESCO daqui a dois anos. Antes disso, o Queijo Serra da Estrela deverá estar registado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Tondela é um dos 18 municípios da zona centro do país que integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela.
No concelho tondelense, a área geográfica abrangida por este produto DOP abarca 11 das 19 freguesias (São Miguel de Outeiro e Sabugosa, Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, Parada de Gonta, Canas de Santa Maria, Nandufe, Molelos, Tondela, Lobão da Beira, Lageosa do Dão, Tonda e Ferreirós do Dão).
O concelho tem atualmente em funcionamento uma queijaria, em Ferreirós do Dão, estando perspetivada a abertura, em breve, de uma segunda nos arredores de Tondela.