Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fábio Inácio vai percorrer 8.600 quilómetros em menos de um ano pelo mundo por um Portugal mais selvagem


Fábio Inácio, especialista em viagens pelo mundo inteiro, tem-se destacado e dado a conhecer nas redes sociais através do nome “walkingaround.pt”. Já fez várias caminhadas de milhares de quilómetros por algumas das rotas mais emblemáticas do mundo inteiro, explorando sempre a vertente comunicacional destas experiências, partilhando-as enquanto as realiza com o seu público digital e aproveitando também para promover o seu trabalho fotográfico, que vende na sua loja online, tanto em fotografias individuais como no livro que lançou que reúne alguns destes trabalhos.

Está agora no 13º dia da maior experiência da sua vida: está a fazer 8.600 quilómetros, em que vai passar pelos cinco continentes, em apenas 8 meses! Para este percurso, o viajante de 39 anos escolheu países aos quais queria voltar ou que queria conhecer pela primeira vez. A primeira parte deste percurso arrancou no Nepal, e vai mesmo caminhar até ao campo base do Evereste nesta primeira fase da experiência. Ao 13º dia, o Fábio já ultrapassou a marca dos 300 quilómetros no total.

Mas, mais especial que a experiência que Fábio Inácio está a viver e vai viver nos próximos meses, é a causa que o viajante decidiu escolher para apoiar durante esta experiência. É que o viajante é um rewilder de coração e apoia a Rewilding Portugal e a sua missão há vários anos, desde que começou a acompanhar o trabalho da organização de conservação de natureza em Portugal quando surgiu em 2019. Fábio Inácio decidiu recolher, durante esta caminhada de uma vida, 8.600 euros para apoiar o trabalho da Rewilding Portugal por um Portugal mais selvagem e biodiverso. Isto equivale a um euro por cada quilómetro percorrido. Neste momento, ao 13º dia já foi angariado praticamente 10% do valor, com 815 euros provenientes de 47 doações individuais. As doações podem ser feitas de forma digital através desta plataforma: https://www.gofundme.com/f/por-um .

O que se segue nesta aventura? Deverá chegar quase aos 500 quilómetros nesta primeira fase e vai depois voar para a Nova Zelândia já em dezembro. Vai aí realizar o “Te Araroa”, um trilho de três mil quilómetros que passa por duas duas ilhas do país. Passará lá 3 meses, a realizar cerca de 40 quilómetros diariamente. Existem depois duas hipóteses a seguir: se passa mais um mês na Patagónia chilena ou se segue para os EUA para cumprir os quilómetros seguintes. Segue-se o continente africano onde irá caminhar na cordilheira do Atlas em Marrocos. O último destino será mesmo Portugal, onde vai completar o objetivo, até julho, para que possa celebrar o seu 40º aniversário já em Portugal.

Sobre o apoio à Rewilding Portugal, Fábio Inácio explica o motivo dessa escolha. “Adoro a natureza e passo todo o tempo que posso a caminhar ou a praticar desporto no mar. Uma das coisas mais bonitas é a vida animal e assim que descobri a Rewilding Portugal fiquei viciado no trabalho que fazem em reintroduzir espécies. A natureza necessita de todo o nosso apoio”.

Uma aventura imperdível que nos vai deixar acompanhar de forma digital, numa contribuição direta para a nossa missão de tornar Portugal um lugar mais selvagem.

Podem acompanhar todos os passos desta experiência nas redes sociais de Fábio Inácio, que diariamente lança um vídeo das suas últimas 24 horas e vários episódios de podcast em que conta ao detalhe a experiência que está a viver. Acompanhe aqui: https://www.instagram.com/walkingaround.pt/