Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

PENALVA DO CASTELO:ROTA DA SENHORA DA RIBEIRA


Um percurso de tradições vivas

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em colaboração com a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo promoveram, no dia 04 de agosto, a dinamização do percurso pedestre PR1 PCT Rota da Senhora da Ribeira. O percurso além de integrar o calendário anual dos percursos pedestres do concelho esteve integrado na 2.ª edição do projeto Pé Ante Pé da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL).
O percurso iniciou junto à capela da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim, onde Sofia Gomes, Presidente da Associação Rio Côja, acolheu os participantes e forneceu informações sobre percurso. O aquecimento físico foi orientado pelos alunos da escola de dança da Associação local.
O percurso de aproximadamente 10 km permitiu reviver tradições, visitar o património e desfrutar de bonitas paisagens verdejantes pautadas por extensos vinhedos e campos agrícolas.
O trajeto circular, passou entre o casario em granito das aldeias, permitiu reviver tradições, visitar os moinhos de água e as lavadeiras no rio Côja, o cozer dos bolos de azeite no Forno Comunitário e o artesanato entrançado de cordas e madeira do artesão local Joaquim Gonçalves.
Na antiga Escola Primária, os caminhantes degustaram sabores tradicionais, confecionados pela comunidade local, acompanhados pela atuação da Escola de Dança da Associação Rio Côja.
A paragem na Quinta da Rebôtea refrescou os participantes com o conceituado néctar – o Vinho do Dão.
Junto à capela de Santo António, os participantes foram recebidos pelos agradáveis tons e melodias da Tuna de S. Martinho de Pindo.
A travessia das poldras sobre o rio Côja permitiu um contacto muito próximo com o rio e usufruir de momentos relaxantes.
No final do percurso decorreu o tradicional e salutar almoço convívio.