Sertã esteve em detaque no Festival Arcu Atlánticu em Gijón
A cultura, o território e os produtos sertaginenses estiveram em destaque e foram amplamente divulgados no Festival Arcu Atlánticu , que decorreu na cidade asturiana de Gijón, de 26 de julho a 4 de agosto.
O saldo desta participação, o primeiro passo para a internacionalização dos produtos do concelho da Sertã, foi bastante positivo como balanceou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Os turistas que visitaram esta feira, e nomeadamente o espaço dedicado ao concelho da Sertã, mostraram-se bastante cativados pelos Lagos do Zêzere, a Rota N2 – Amren2 e pela gastronomia da Sertã. Isto porque, ao longo de semana e meia, além da vertente institucional e de promoção do território, houve degustação de produtos endógenos sertaginenses como o Maranho da Sertã, bucho recheado, enchidos, queijos, vinhos e Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim.
O interesse manifestado em conhecer o concelho foi notório, assim como o apreço pelos produtos degustados (e adquiridos), que mereceram rasgados elogios quanto ao sabor e qualidade. Para a AProSer esta feira foi, sem dúvida, um processo que alavancou “a divulgação dos produtos e respetivos produtores no mercado internacional”.
A música e a cultura sertaginenses também marcaram presença neste evento: houve concerto com o grupo Tradição Contemporânea no Centro de Cultura Antiguo Instituto, e animação nos espaços do certame com Capas, Copos & Guitarradas e os acordeões e concertinas da Escolas de Acordeão José Cláudio e Catarina Brilha.