
Tondela vai ter Cartão Jovem Municipal Digital
O Cartão Jovem Municipal de Tondela vai passar a ser digital, ficando disponível em breve nas várias plataformas de aplicações para telemóveis.
As novidades não se ficam por aqui, o cartão, que dá acesso a diversas vantagens, passará também a ser gratuito.
Estas são algumas novidades que resultam do novo protocolo assinado entre o Município de Tondela e a Movijovem, que foi aprovado esta terça-feira (28 de janeiro) em reunião pública do executivo, atualizando o acordo celebrado em 2009.
“Este é o início do procedimento de recriação deste Cartão Jovem Municipal, que é um cartão digital, gratuito e que tem acesso a vantagens, descontos e a parcerias para jovens entre os 12 e os 29 anos”, explicou o vereador com o pelouro da Juventude, Francisco Fonseca.
Entre os benefícios municipais já existentes estão a utilização a título gratuito do minicampo e campo de ténis na cidade e reduções de 30% na frequência das piscinas municipais de Tondela e de Campo de Besteiros, dos três pavilhões municipais do concelho e na participação nos projetos desportivos da responsabilidade do município.
Os titulares do cartão têm ainda direito a um desconto de 50% nas taxas de urbanismo para a construção de habitação própria.
O executivo municipal pretende avançar com parcerias com entidades privadas de forma a ampliar os benefícios para os jovens do concelho.
“Agora que celebrámos este novo protocolo com a Movijovem iremos tentar atrair mais entidades e parceiros, nomeadamente o comércio local, para esta iniciativa para que os jovens do nosso concelho possam ter descontos e vantagens nessas entidades, atraindo assim os mais novos para o pequeno comércio e para as atividades existentes no nosso concelho”, afirmou Francisco Fonseca, acrescentando que esses contactos irão ter lugar nas próximas semanas.
“Quando este processo estiver ultimado iremos depois dar notícia da data de implementação deste novo Cartão Jovem Municipal”, concluiu.
O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card) que oferece aos seus beneficiários mais de 40 mil vantagens europeias, das quais 4 mil são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas.
Aprovados apoios no valor de 43 mil euros
Na reunião pública que decorreu na manhã desta terça-feira o executivo municipal aprovou vários protocolos de apoio com vista a realização de obras no concelho e que ultrapassam os 43 mil euros.
O município pretende ajudar a Fábrica da Igreja Paroquial de Castelões com 26.615 euros, dinheiro que será investido na comparticipação das obras de conservação e restauro do retábulo da Capela de São Simão.
A União de Freguesias de Caparrosa e Silvares receberá um apoio de 7.420 euros para a comparticipação das obras de construção de dois reservatórios de água para combate a incêndios florestais e ainda para o fornecimento e colocação de condutas de água e bocas de incêndio para abastecimento de viaturas dos bombeiros no lugar de Eiras de Souto Bom.
A Câmara comparticipará ainda a elaboração do projeto para requalificação do Parque Vale do Homem – Múceres, da Junta de Freguesia de Castelões, com mais de 6.000 euros.
Já o protocolo com a Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão, no montante de 2.900 euros, visa apoiar a comparticipação nas obras de manutenção/requalificação do Parque Infantil da vila.