PENAMACOR:Quinta edição de “Madeiro – Fólios de Poesia” apresentada
A quinta edição de “Madeiro – Fólios de Poesia” foi apresentada na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, no Auditório da Escola de Música, situado no ex-quartel militar de Penamacor.
Esta quinta edição, da série que teve início em 2020, constitui-se como uma importante antologia de textos poéticos, onde se encontram reunidos textos de trinta novos autores e de todos aqueles que já haviam participado nas últimas quatro edições, perfazendo um número em torno de centena e meia de poemas. Nesta obra, o leitor pode encontrar palavras poéticas da relação com a manifestação cultural do Madeiro, em particular, e também, de uma forma geral, sobre a quadra de esperança que o Natal representa. Entre os autores desta edição do Município de Penamacor, encontram-se poetas portugueses e espanhóis, unidos pelas duas geografias ibéricas, assim como italianos e brasileiros, uma vez que a tradição é transversal aos vários países. O livro pretende afirmar-se como um contributo para a preservação e divulgação da manifestação cultural ancestral do Madeiro, enquanto agregadora de comunidades e de gerações, da qual Penamacor é um exemplo único.
Presentes na apresentação do livro estiveram vários dos poetas que contribuíram para o mesmo, além de André Oliveirinha e Pedro Salvado, coordenadores da obra, e Ilídia Cruchinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor.
Ilídia Cruchinho lembrou que as anteriores edições já esgotaram e que esta é uma obra que materializa a identidade cultural de Penamacor com a tradição maior do concelho que é o Madeiro. A autarca agradeceu, ainda, a todos os que colaboraram no livro. “Esta obra apresenta diferentes formas de escrever, desde a mais popular a uma poesia mais erudita. Desta forma conseguimos deixar uma marca e deixo o desafio de dar continuidade a este projeto com outros temas. Na região raiana temos coisas muito boas e estas iniciativas transfronteiriças torna estes territórios mais ricos”. A terminar a responsável recordou que este projeto foi um dos elementos integrantes da candidatura dos Madeiros de Penamacor ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. “Temos grandes poetas e temos que lhes agradecer por participarem nestes Fólios de Poesia sobre o Madeiro”, disse.