
GUARDA:Guarda será novo hub ferroviário do Interior Centro de Portugal
O Plano Nacional Ferroviário, publicado ontem, dia 16 de abril, em Diário da República, prevê a criação de uma nova ligação ferroviária entre o litoral e o interior centro do país, no corredor Aveiro – Viseu – Guarda – Vilar formoso. A medida atribui à Infraestruturas de Portugal (IP) a responsabilidade de avaliar diversos investimentos prioritários na área ferroviária. No documento é destacado que «A estação da Guarda passará, então, a ser a principal interface ferroviária no interior Centro do país, concentrando as ligações de longo curso através da nova linha Aveiro – Vilar Formoso, os serviços que permanecem na Linha da Beira Alta e as ligações através da Linha da Beira Baixa, em direção à Covilhã ou a Castelo Branco».
A nova infraestrutura irá melhorar de forma significativa a mobilidade entre a Beira Interior e o litoral nacional suprindo uma falha antiga do sistema ferroviário português: a inexistência de acesso ferroviário à cidade de Viseu. Além disso, esta ligação poderá permitir a introdução de serviços de Alta Velocidade entre as regiões Norte e Centro, e até entre Lisboa e várias zonas de Espanha.
O documento destaca ainda que as obras em curso na Linha da Beira Alta reforçarão a sua importância como principal corredor de mercadorias entre Portugal e o norte de Espanha, bem como o resto da Europa. Com estas melhorias, a linha ganhará capacidade para responder ao crescimento esperado do tráfego de cargas durante os próximos anos.
Embora os estudos sobre o novo eixo ainda não estejam totalmente finalizados, o planeamento atual contempla uma Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Aveiro e Vilar Formoso, projetada para velocidades até 250 km/h. Esta linha incluirá uma estação em Viseu, a Estação da Guarda e ligações à Linha da Beira Alta nas zonas de Mangualde e Celorico da Beira.
O projeto poderá ser concretizado por etapas, começando com a construção de um troço entre Viseu e Mangualde, funcionando inicialmente como ramal da Linha da Beira Alta. Seguir-se-iam os troços Aveiro – Viseu, que ofereceria uma alternativa mais rápida à Linha da Beira Alta, e por fim Mangualde – Vilar Formoso, completando assim a ligação até Madrid, com um tempo de viagem estimado de cerca de três horas entre o Porto e a capital espanhola.
Com a concretização deste novo eixo ferroviário, os serviços Intercidades deixariam de utilizar a Linha da Beira Alta. Para compensar, uma das opções em análise é o prolongamento do serviço Inter-regional Leiria – Coimbra até à Guarda. Neste cenário, a Estação da Guarda tornar-se-ia o principal ponto de ligação ferroviária do interior centro, articulando serviços da nova linha, da Linha da Beira Alta e da Linha da Beira Baixa, com destino à Covilhã e Castelo Branco.