Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Tondela: Museu Terras de Besteiros acolhe última “exposição viva” dedicada ao Linho de Castelões


Numa organização do Museu Terras de Besteiros e do Posto de Turismo de Tondela, é inaugurada esta sexta-feira (09 de maio) à tarde a terceira e última mostra integrada no ciclo “Exposições Vivas”, dedicada aos ofícios tradicionais artesanais ainda vivos no concelho tondelense.

 

Depois do Barro Negro, em março, e da Cestaria de Nandufe, em abril, esta nova exposição dará destaque ao Linho de Castelões.

 

A mostra abrirá portas já esta sexta-feira e poderá ser visitada no Museu Terras de Besteiros até ao dia 31 de maio.

 

Em exposição estarão diversas peças confecionadas quer pelas artesãs da Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões (AmaCastelões), quer pelas suas avós e mães, há décadas, com o linho produzido localmente

 

Tal como o nome do ciclo expositivo sugere, e como aconteceu nas duas últimas edições, no espaço museológico será ainda demonstrado ao vivo este saber fazer, nomeadamente o trabalhar do tear, bem como a produção dos fios de linho (fiar) e o acabamento de peças de linho.

 

A AmaCastelões estará no Museu Terras de Besteiros no dia 16 de maio, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h30 às 16h30, numa atividade integrada nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio.

 

As artesãs repetirão a ação a 20 de maio, das 14h30 às 16h30, no dia 22, entre as 10h00 e as 12h00, e a 27 de maio, no período compreendido entre as 14h30 e as 16h30.

 

A entrada na mostra continua a ser gratuita, não carecendo de inscrição prévia, salvo para grupos e turmas escolares. Nestes casos, os interessados em obter mais informações e para inscrições deverão recorrer aos contactos: museu.terras.besteiros@cm-tondela.pt e 232 811 125.