Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Feira do Queijo Digital de Fornos de Algodres


Fornos de Algodres também produz Queijo da Serra DOP, e foi numa entrevista ao presidente da Câmara, Manuel Fonseca, que nos falou da importância da plataforma para escoamento dos produtos do concelho.

 

Qual a importância da produção do Queijo na economia local?

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o vosso convite para esta entrevista e realçar, uma vez mais, a importância que a comunicação social local tem para os nossos Munícipes e para aqueles que, por razões diversas, não se encontram na nossa Região, mas que acompanham a nossa atividade pela rádio e, neste caso, pelos jornais.

Respondendo à sua questão: Sim, a produção de Queijo Serra da Estrela é de extrema importância para a nossa região e para a economia local familiar. Sei das dificuldades diárias que cada produtor passa. Acompanho de muito perto esta atividade e, estarei sempre ao lado de todos os Produtores.

Um dos bons exemplos que nasceu em Fornos de Algodres e que está a ser replicado por outros Municípios, foi uma apostado no mercado “Online”, muito antes do aparecimento da pandemia.

Falando de Feiras “online”. A Feira do Queijo Serra da Estrela, este ano, devido à pandemia teve de ser novamente redesenhada. Qual o modelo que adotaram?

É um modelo simples, continuámos a apostar na plataforma criada em março de 2019.

Através da plataforma “O Bom Sabor da Serra”, qualquer pessoa, através de um telemóvel ou de um computador pode visitar a loja em www.obomsabordaserra.pt e selecionar os melhores produtos do Mundo, os de Fornos de Algodres. A gestão das encomendas na plataforma é da responsabilidade de cada produtor, pelo que, todos os valores transacionados revertem nesse sentido.

Ao entrar na loja é possível ter acesso direto a promoções e produtos destacados, e os pagamentos são efetuados de acordo com os métodos normais em plataformas online. Depois de processada, a encomenda é expedida por parte da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, cumprindo todas as normas de segurança.

A ideia sempre foi ter uma loja online intuitiva, que conseguisse impulsionar os melhores sabores de Fornos de Algodres. E, no meu ponto de vista, acho que o modelo encontrado vai ao encontro das necessidades dos Produtores.

Quais os apoios disponíveis aos produtores de queijo da região nesta altura tão diferente?

Para além da venda dos produtos na plataforma, temos ativo o apoio aos Ovinicultores, Caprinicultores e Bovinicultores do Concelho de Fornos de Algodres. Este ano, devido à pandemia, através do pacote de medidas extraordinárias de apoio social e empresarial (programa, Programa Fornos – Por Todos Nós [2ª Fase]) – já foi antecipado o pagamento a todos os produtores.

Sendo este um ano atípico, com uma Feira a realizar-se online, qual será, na sua opinião, o impacto da Feira do Queijo de 2021 a nível de receitas dos produtores?

As receitas provavelmente serão menores. No entanto, sem este mecanismo de venda o impacto financeiro para os nossos produtores seria catastrófico. No ano passado constatei que produtores de Concelhos vizinhos tiveram muitas dificuldades no escoamento do produto.

Mas com o mecanismo de apoio que foi criado pela Câmara Municipal e, estando já familiarizados com o modelo existente, quer os produtores, quer os técnicos de Fornos de Algodres, a plataforma “O Bom Sabor da Serra”, estará durante o ano disponível para vender e valorizar os nossos produtos e respetivos produtores. Recordo que a existência destes novos mecanismos de venda, associados com os mecanismos físicos, devem ter um só objetivo: ajudar a economia familiar local.

Quantas queijarias existem no concelho?

À data temos 16 queijarias licenciadas.

Quantas queijarias são certificadas?

Temos 5 queijarias certificadas.

Com o trabalho que temos vindo a desenvolver desde março de 2019, com o aparecimento da plataforma “O Bom Sabor da Serra”, o número de produtores certificados aumentou de 2 para 5. Na área de intervenção da ESTRELACOOP, somos o único Município que aumentou os produtores certificados (DOP) nos últimos anos, estando o nosso Município completamente em contraciclo com os restantes Municípios.

Gostaria de agradecer todo o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Câmara Municipal, nomeadamente o Eng.º João Gomes, que tem acompanhado e ajudado estes processos de certificação.

Concorda com o modelo de certificação das queijarias?

Os modelos têm sempre aspetos para melhorar e, este da certificação, não é exceção. Contudo quero deixar uma palavra a todos os técnicos que trabalham na ESTRELACOOP que, perante muitas dificuldades, tem feito um trabalho muito próximo de todos os produtores.

No futuro, as feiras virtuais poderão vir a substituir algumas feiras físicas?

Estando já familiarizados com o modelo existente, quer os produtores, quer os técnicos de Fornos de Algodres, a plataforma “O Bom Sabor da Serra”, estará durante o ano disponível para vender e valorizar os nossos produtos e respetivos produtores. Recordo que a existência destes novos mecanismos de venda, associados com os mecanismos físicos, devem ter um só objetivo: ajudar a economia familiar local.

 

No início as Feiras do Queijo tinham como principal função a divulgação do queijo da Serra. Hoje qual é a sua finalidade?

A mesma.

Acredito que o principal objetivo da existência de uma Feira do Queijo Serra da Estrela – quer seja física ou online -, só pode ser vista como de apoio aos produtores e, obviamente, ao verdadeiro Queijo da Serra da Estrela.

Por último o meu maior desejo é que o calor humano, os grupos musicais, as tradições locais, a prova de Queijos, os abraços, os cheiros, as ovelhas, os cães Serra da Estrela regressem em 2022. Pois, por mais que os Municípios se reinventem, nada substituiu a verdadeira Feira do Queijo da Serra da Estrela Física, de preferência, em Fornos de Algodres.