Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Apresentação da segunda edição do Projeto Alto Mondego’ Rede Cultural


Os Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde e Nelas apresentaram, na manhã de hoje, dia 22 de maio, a segunda edição do projeto “Alto Mondego ‘ Rede Cultural”, no Auditório Multiusos de Nelas.

Estiveram presentes os presidentes dos 4 municípios. José Borges da Silva, Presidente do Município de Nelas; Elísio Oliveira Duarte Fernandes, Presidente do Município de Mangualde; Luís Manuel Tadeu Marques, Presidente do Município de Gouveia e Manuel Fonseca, Presidente do Município de Fornos de Algodres. Assim como, os impulsionadores do projeto, Rui Mimoso – Profissional de slackline, campeão nacional, Desy CXXIII – Artista plástico, Artur e Bitocas Fernandes – Músicos e facilitadores criativos e, por último, Marta Silva – Diretora artística e gestora cultural.

A conferência de imprensa começou com a apresentação da segunda edição do projeto através do testemunho dos presidentes de cada município, que reforçaram a confiança depositada na continuidade do mesmo ao longo do tempo.

O projeto Alto Mondego’ inicia um novo ciclo cultural até ao ano de 2022 e tem como premissa afirmar culturalmente estes territórios e as suas gentes. Unir os 4 concelhos, ainda que separados fisicamente pelo rio Mondego e por 2 comunidades intermunicipais distintas, Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela.

Servir-se da cultura como instrumento para desenvolver a vida dos habitantes e a economia local, valorizar o território e atrair e fixar novos públicos.  Dar uma nova roupagem à cultura deste povo, não perdendo as tradições que a caracterizam.

Esta segunda edição do projeto será mais centrada nas artes performativas e na arte urbana, agregando as instituições e associações culturais dos demais municípios.

Seguiu-se o contributo dos capacitadores, alguns pela 2º vez no cartaz deste projeto, que enumeraram os pormenores e atividades que compõem a agenda cultural, até ao próximo ano de 2022, e o que cada um espera acrescentar à cultura destes povos.