
Centro Portugal Film Comission sensibiliza para a importância das produções cinematográficas na valorização dos territórios do interior
A Presidente da Centro de Portugal Film Commission, Adriana Rodrigues, participou ontem no painel “O papel das Film Commissions regionais e a promoção dos territórios de baixa densidade”, no ART&TUR – Festival Internacional de Filmes de Turismo, que decorre de 26 a 29 de outubro, em Aveiro.
De acordo com Adriana Rodrigues, “80 milhões de turistas escolheram o seu destino de férias em 2017, depois de o terem visto num filme ou série. Este número representa 6,1% do total de turistas em 2017”. Reforçou, igualmente, o papel do turismo cinematográfico como factor chave de marketing territorial para os gestores dos destinos.
Adriana Rodrigues destacou também o número total de empregos apoiados pelo setor cinematográfico, estimado em termos mundiais, na ordem dos 14,2 milhões. “Em termos totais do impacto económico em 2019, estima-se estima-se que tenha sido na ordem dos $ 414,0 bilhões dólares”, referiu.
A este propósito destacou as gravações que estão a decorrer na Aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, da prequela da série “Game of Thrones”, sublinhando as vantagens económicas desta grande produção para o território. Considera, no entanto, ser fundamental sensibilizar, educar e informar as populações para as vantagens, a curto/médio prazo, dos eventuais inconvenientes das gravações, nomeadamente, aumento do número de turistas e ganhos de notoriedade, económicos, sociais e culturais bastante substanciais para o destino.
“As produções cinematográficas no interior do país são uma oportunidade real de fixar pessoas e de melhorar as suas condições de vida. Possibilitará criar-se condições para que a região seja mais atrativa e será uma garantia de um futuro mais sustentável”, concluiu Adriana Rodrigues.
O painel contou com a participação de João Antero, Presidente da Alentejo e Ribatejo Film Commission, e foi moderado por Eunice Lopes, Professora do Instituto Politécnico de Tomar.
Sobre a Centro de Portugal Film Commission
A missão da Centro de Portugal Film Commission (CPFC) consiste na criação das condições adequadas para posicionar a Região Centro a nível mundial como uma região film friendly, alargando o portefólio da marca Centro de Portugal ao domínio do cinema, através da captação nacional e internacional de projetos cinematográficos e audiovisuais, e gerando, desse modo, benefícios relevantes e significativos para os vários municípios da Região Centro.