Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Pavilhão Multiusos de Trancoso acolhe a XVIII Edição da Feira do Fumeiro


A Feira do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira está de regresso no Pavilhão Multiusos de Trancoso, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro e 5 e 6 de março.

A feira foi inaugurada no dia 25 de fevereiro, pelas 17h30, com a presença da Sra. Secretária de Estado da Valorização do Interior, Prof. Doutora Isabel Ferreira.

Durante estes dias vão estar presentes, os principais produtores da região de enchidos e fumados, queijos, pão, doçaria regional, vinhos, mel, azeites e ainda de artesanato regional.

Esta é uma iniciativa do Município de Trancoso em colaboração com a Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA).

Este certame funciona das 9h30 às 21 horas, pelo que, desta vez, não há concertos noturnos, sendo privilegiada a atuação de artistas e grupos do concelho, como os ranchos folclóricos.

Segundo o Presidente da Câmara de Trancoso, esta “já é um grande evento comercial, onde se realizam importantes trocas comerciais”, tendo em conta que, nesta iniciativa estão reunidas todas as condições para “mostrar os produtos de excelente qualidade que se produzem nesta região”, ao mesmo tempo, vão também “realizar um festival gastronómico, que conta com a adesão de mais e uma dúzia de restaurantes do concelho, com os produtos da época”.

Esta décima oitava edição será no Pavilhão Multiusos de Trancoso que “porque o pavilhão multiusos tem excelentes condições para receber este tipo de eventos, com fácil arejamento, com uma área coberta grande, um grande espaço envolvente, para além de que faremos o controlo das entradas no pavilhão”.

Em 2021 não se realizou este certame, realizaram apenas a Feira da Castanha, mas para aqueles que pretendem visitar a Feira este ano poderá “desfrutar do nosso rico património histórico, da nossa gastronomia e vinhos, das paisagens, enfim, uma excelente oportunidade para visitar o concelho de Trancoso”.

Depois de tantos entraves, Amílcar Salvador assume que “foram anos muito difíceis”, por isso mesmo “temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para podermos ajudar o nosso tecido empresarial, nomeadamente os pequenos produtores”.

Animação e bom disposição não vai faltar nesta décima oitava edição da Feira do Fumeiro, recheada de enchidos, fumados, queijos, vinho, mel, doçaria, azeite e artesanato local. Vá visitar Trancoso conhecer o que de melhor se faz na região.