
Município de Gouveia apoia produtores de gado com 50 mil euros
O Município de Gouveia aprovou um apoio de 50 mil euros para os produtores de gado do concelho de Gouveia afetados pela seca extrema que o país está a atravessar.
A autarquia de Gouveia aprovou a medida em reunião de câmara, reconhecendo a necessidade de salvaguardar produtores e criadores do concelho face à falta de alimento e pasto para animais.
Preocupada com os cerca de 300 criadores de gado registados no concelho de Gouveia, a autarquia solicitou o número de explorações e efetivo animal existente no concelho, inquieta com as atuais
circunstâncias socioeconómicas e entendendo como prioritário, o apoio à manutenção dos empregos e manutenção da atividade agropecuário existente.
Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, refere que a APROSE – Associação dos Pastores e Produtores do Queijo da Serra da Estrela tinha feito sentir as dificuldades que os produtores e criadores de gado do concelho estavam a atravessar pela seca severa e falta de pasto para os animais.
“Os produtores têm recorrido às rações e à compra de feno para alimentar os animais e as dificuldades têm-se vindo a notar”, refere o autarca. O problema da seca extrema que conduz à falta de pasto, tem ainda sido agudizada com o aumento de preço dos produtos agrícolas, criando uma tempestade perfeita para as pequenas unidades agropecuárias do concelho.
A autarquia de Gouveia, consciente das dificuldades que os criadores estão a atravessar, aprovou um protocolo com a APROSE que permitirá injetar 50 mil euros nas unidades produtivas locais.
A autarquia calculou as necessidades de alimentação dos animais por exploração e vai atribuir um valor monetário para a compra de alimento para os animais detidos por cada produtor de pequenos e grandes ruminantes (caprinos, ovinos e bovinos). A aquisição das rações poderá ser efetuada nos comércios agrícolas do concelho.