
Pinhel recebe projeto de intercâmbio Europe for Citizens
Realizou-se esta manhã a sessão oficial de boas vindas ao projeto “Europe of Diversity – Integration and Socialization of Migrants”, que decorre até sexta-feira, em Pinhel.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, fez as honras da casa e lembrou que esta é “mais uma importante oportunidade para refletir sobre o papel de cada um na construção de uma Europa mais justa e solidária”.
Aos participantes, desejou “uma excelente jornada de trabalho, esperando que também aqui, em Pinhel, se sintam em casa”.
Tendo já integrado vários projetos do género, onde é o único parceiro em representação de Portugal, desta feita o Município de Pinhel assume o papel de anfitrião do encontro que junta cerca de 40 participantes em representação de 17 países estados-membros da União Europeia.
O projeto em curso – “Europe of Diversity – Integration and Socialization of Migrants” teve início em 2021, na Bulgária, seguindo-se dois encontros em Malta (um deles já em 2022), sempre com representantes da autarquia pinhelense a participar. Depois de Pinhel, haverá ainda mais dois encontros, um na Martinica (França) e outro na Hungria.
Transversal a todos estes intercâmbios é a temática das migrações e a importância de integrar e socializar aqueles que pelos mais diversos motivos procuram um país que não é o seu para viver e trabalhar.
O encontro de Pinhel surge numa altura em que a temática é ainda mais premente, face à situação de guerra que provocou já perto de quatro milhões de refugiados ucranianos, sendo que cerca de 20 mil terão procurado refúgio em Portugal. Também Pinhel manifestou, desde a primeira hora, a sua disponibilidade para acolher refugiados ucranianos, tendo já colaborado no transporte de vários, e estando a albergar e integrar aqueles que manifestam vontade em ficar no concelho.
Paralelamente aos trabalhos, que decorrem no Auditório do Agrupamento de Escolas de Pinhel, durantes as manhãs dos dias 6 e 7 de abril, o Município de Pinhel programou um conjunto de visitas e atividades tendo em vista o conhecimento do território e a partilha de momentos de convívio, sempre importantes neste tipo de encontros.