Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Académico vence Farense e aproxima-se perigosamente dos lugares de subida


Confronto direto pela luta da subida em Viseu. O quarto a receber o terceiro classificado no Fontelo, na estreia de José Mota à frente do comando do Farense. Académico e Farense protagonizaram um jogo em que a vitória sorriu para a formação academista por duas bolas a zero. Uma partida mais segura dos algarvios na primeira parte, em que o Académico respondeu com uma muito coesa exibição no segundo tempo.

A intensão foi algarvia, mas o golo chegou pelo Académico

Os dois emblemas entraram em campo na intensão de disputar a posse de bola. Jogadas em profundidade eram criadas de parte a parte, mas as equipas até aos 15’, ainda se estudavam mutuamente. O Farense parecia ligeiramente melhor no encontro, a conseguir chegar a zonas de remate mais vezes, com tentativas de Elves Baldé e Marcos Paulo.

A meio da primeira parte nenhuma grande ocasião de golo tinha sido criada e apenas Toro conseguiu um remate frouxo enquadrado à baliza de Defendi. O Farense respondeu na mesma moeda, com um remate cruzado, fraco, de Marcos Matias para as mãos de Domen Grill. Nesta fase o jogo estava claramente partido.

À meia hora do encontro, Marcos Matias isolou-se perante Grill, mas o guardião esloveno parou as intenções do avançado algarvio. A partir do último quarto de hora do primeiro tempo, o Farense dominava, e Pedro Henriques aos 43’cabeçeou com perigo. Contra a corrente do jogo, encima dos 45’, Famana inaugurou o marcador com um remate cheio de intenção à entrada da área farense, após uma boa jogada de Ott, pela ala esquerda. A primeira parte terminara assim, com este importante golo para a equipa beirã.

No final de contas a justiça imperou

Na etapa complementar, o Académico apareceu completamente revigorado, a conseguir estar mais seguro com bola, e apesar da vantagem, a conseguir chegar mais vezes ao último terço do Farense. Aos 58’, os Leões de Faro tiveram uma grande oportunidade com Fabrício Isidoro a cabecear ao poste direito da baliza academista, com a bola a bater encima da linha de golo antes de Grill a agarrar.

Numa altura em que o jogo não tinha muitas aproximações às balizas, houve uma grande contrariedade para o Académico. Toro recebeu dois cartões amarelos em pouco espaço de tempo e consequentemente o hondurenho viu-lhe exibida a cartolina vermelha.  A partir desse instante os algarvios pegaram no jogo, mas o Académico, apesar da expulsão mostrava-se compacto na defesa.

Quando o Farense procurava o empate foram os 2947 espectadores presentes no Fontelo que gritaram golo. Aos 77’, após Ott ganhar a bola ao defesa do Farense, o extremo seguiu até à grande área onde cruzou para a finalização de Yuri Araújo. Até final, o Farense tentou pelo menos reduzir o marcador, mas sem sucesso.

Com esta vitória, o Académico continua em quarto lugar, mas passou a somar 34 pontos, ficando a um do Farense e a três do Estrela da Amadora. Segue-se para os liderados por Jorge Costa, para a semana, o derby da Beira Alta, frente ao Tondela, no jogo que vai abrir a jornada 21 da Liga Portugal Sabseg.

Já o Farense somou o quarto jogo consecutivo sem ganhar para o campeonato, mantendo-se na terceira colocação com 35 pontos. Na próxima ronda, os Leões de Faro recebem no São Luís a formação do Mafra.

Por Bianca Leão