Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“Afluentes” este é o novo espetáculo de dança que chega a Fornos de Algodres dia 7 de outubro


Afluentes” este é o novo espetáculo de dança que promete apaixonar o Alto Mondego.

O ciclo de espetáculo arranca já na próxima quinta-feira, 6 de outubro e estende-se até ao dia 9 de outubro.

A criação é da autoria de Marta Silva, Marta Coutinho e Ruca Rebordão e conta com a participação das intérpretes Marta Coutinho e Susana Domingos Gaspar e com associações culturais do território.

Está a chegar o Baile. A festa que é encontro, alegria e partilha. A dança vai chegar ao Alto Mondego e vai contar a história dos territórios. A estreia é já no próximo dia 6 de outubro, no Largo Dr. Couto, em Mangualde.

No dia 7 de outubro o baile continua em Fornos de Algodres, no Jardim 28 de maio e no dia 8 de outubro o espetáculo chega ao Jardim Vilar Seco, em Nelas.

A última apresentação está marcada para 9 de outubro, no Parque da Ribeira em Gouveia. Todos os espetáculos estão marcados para as 18h00.

“Afluentes” é, assim, um momento de festa dançada para partilhar com o público, num remoinho de pessoas que enchem o leito das praças, largos ou jardins como afluentes do rio Mondego que tudo liga ao presente, passado e futuro. Um baile mandado para todas as idades, onde o movimento de cada um ou de todos irá recriar elementos simbólicos que ligam os 4 territórios por onde a equipa criativa passou os últimos meses: Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde e Nelas.

“Na serra nascem memórias leves, bonitas, mas também duras, de um passado onde o trabalho marcou o corpo de tanta gente. Dançaremos os movimentos desse trabalho da comunidade de Gouveia, com orgulho de quem herdou um legado precioso que sustenta a ancestralidade. Os pés pontilham no chão e no ar os bordados Tibaldinho de Mangualde, enquanto um grupo de corpos relembra os dolmens na paisagem de Fornos de Algodres. As rivalidades dos carnavais de Nelas transformam-se em “polcas”, amansadas numa dança de mantas e toalhas onde logo se serve o grande baile final da comida”, resume a equipa criativa.

“Afluentes” resulta de 6 encontros de criação entre um conjunto de profissionais e associações locais que desenvolveram um conjunto de jogos coreográficos participativos que celebram o património imaterial num exercício de diálogo, parcerias e criatividade.

Este ciclo de espetáculos marca o encerramento do projeto Alto Mondego’ Rede Cultural que vai já na segunda edição. Desde a dança à música, passando pelo slackline e arte urbana… o projeto aproximou as artes das pessoas e continuou a gerar pontes e aproximar os territórios do Alto Mondego.

O projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural” junta os municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.