
Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group 2022 na Rampa Serra da Estrela
Uma luta intensa até ao fim, e milésimas de segundo foi o que separou Fernando Salgueiro da vitória na Rampa Serra da Estrela.
Foi um fim de semana impróprio para cardíacos, aquele que se viveu na Rampa da Serra da Estrela. A vitória nos clássicos foi discutida ao milésimo, com Fernando Salgueiro a não conseguir chegar ao lugar mais alto do pódio, mas a consolidar a liderança no campeonato.
Na primeira subida de prova de sábado, o piloto do Caramulo Racing Team foi surpreendido com o tempo conseguido por aquele que acabaria por ser o seu principal adversário ao longo do fim de semana.
“Ainda não consegui perceber o que se passou. A subida correu-me muito bem, sei que ia com um excelente andamento, e essa foi também a perceção do público, mas o que mostrou o cronometro, é de que perdi cerca de três segundos para o melhor tempo!” dizia o piloto sem encontrar explicação para o sucedido.
No domingo, as coisas foram diferentes, as duas subidas de prova foram ganhas por Fernando Salgueiro, e no final a expetativa era muito grande para perceber se o que tinha feito seria suficiente para garantir a vitória na prova. Na soma das duas melhores subidas de cada um dos dois pilotos, foram 177 milésimas de segundo que os separaram, com o piloto do Caramulo a ficar com o segundo posto.
“O dia de domingo, foi muito intenso, de muita adrenalina, concentração no máximo e de um enorme desgaste. Fiz tudo para conseguir apagar a diferença da subida de sábado, mas acabou por não ser suficiente, por tão pouco!” mostrava-se incrédulo o piloto no final.
Relativamente às contas do campeonato, este segundo lugar acaba por ser importante por permite aumentar a diferença para aqueles que são os principais adversários nessa luta.
“Se não deu para a vitória, em termos de campeonato foi um bom resultado, acabo por ver a minha liderança reforçada, quando faltam apenas três provas. Uma vitória na próxima prova garante desde logo o título de campeão.” Concluía Fernando Salgueiro.
O campeonato prossegue a 11 e 12 de junho com a 7ª edição da Rampa de Santa Marta, na vila de Santa Marta de Penaguião.