
Carregal do Sal acolheu as Jornadas Pedagógicas da Associação Cultural – Encontros de Teatro na Escola
O Município de Carregal do Sal foi o destino escolhido, sob proposta de Susana Duarte, natural do Concelho e membro da ETE – Encontros de Teatro na Escola, Associação Cultural para a realização das Jornadas Pedagógicas de 2022 daquela Associação.
Agendada para os dias 23 e 24 de abril, a iniciativa trouxe ao concelho professores oriundos de diversos pontos do País, incluindo das Ilhas.
A Câmara Municipal de Carregal do Sal, como é sua apologia, deu o seu prestimoso contributo por forma a que o evento ficasse na memória dos participantes.
O Município promoveu diversas visitas, devidamente acompanhadas e conduzidas pela técnica do Museu Municipal. Primeiro na instituição museológica, depois na Igreja de Oliveira do Conde e centro histórico daquela localidade, passando pelo Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha, com paragem na Orca da Palheira e Dólmen de Fiais da Telha permitindo desfrutar das paisagens naturais em que se inserem, concluindo o primeiro dia, com uma visita à Casa do Passal evocando a memória de Aristides de Sousa Mendes.
Como complemento, importante, refira-se em abono da verdade, os participantes das Jornadas tiveram ainda oportunidade de se deliciarem com a nossa gastronomia e a genuína ginja.
O dia terminou com um serão de comédia que levou os participantes ao Centro Cultural de Carregal do Sal onde Marina Mota protagonizou “E tudo o morto levou”.
O domingo contemplou atividades na Biblioteca Municipal, tendo-se realizado durante a manhã, uma formação com o encenador Graeme Pulleyn e à tarde, a Assembleia Geral da Associação, culminando num “Viva o teatro, vivam os ETE” e o pensamento num novo encontro para o próximo ano.