Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa homenageia Idosos Castrenses


“Que gratos somos pelos idosos que temos”.

A Casa de Castro Daire em Lisboa, está sediada em Marvila, há 30 anos, assinalados este ano.

Consequência dos fluxos migratórios de Castro Daire para Lisboa, à procura de melhores condições de vida, nos anos 40 e 50, em especial para Marvila, onde quase metade da população é castrense. Veja aqui a Homenagem aos idoso de Castro Daire:

“É nossa obrigação preservar as memórias, porque sem passado não há futuro.

Foi com esse intuito que a Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa assumiu esta missão de homenagear os idosos do município de Castro Daire, em articulação com os presidentes de junta, conselheiros regionais e com as respetivas famílias.

Esta homenagem, a Senhores e Senhoras a quem devemos a nossa existência, cada um na sua dependência genealógica, e num todo, a comunidade Castrense. Feita através de uma exposição de fotografias no nosso facebook, acompanhada de uma resumida descrição do seu percurso de vida, tão intensamente marcada em cada recanto da aldeia, nas pedras da Serra do Montemuro ou na água do Rio Paiva e dos rios que banham cada lugar.

Rostos com uma alma plena, pois a maior—idade confere essa virtude! Revisitar o passado, permite-nos avivar a consciência de tantas batalhas, a emancipação social e económica, a importância da formação e educação, promovendo ainda a divulgação e preservação de um património humano, por vezes esquecido, mas que nos conferiu a nossa identidade, face a toda uma descoberta de um mundo novo, que nos acolheu, deixando lá a traz, nas nossas serras, aldeias e vilas, as nossas gentes.

Homenageámos os idosos de cada uma das dezasseis freguesias, de Castro Daire, incluindo a freguesia de Marvila em Lisboa, a qual acolheu milhares de castrenses e, também por isso, a localidade escolhida para sede da nossa casa.

Publicámos a fotografia da pessoa mais velha de cada freguesia, encontrando-se assim entre estes, o mais novo com 91 anos e o mais idoso com 103.
70 anos de casamento!

Incluímos este maravilhoso casal, o senhor Bernardo Gomes da Silva, de 91 anos e a senhora Lúcia Mendes de Almeida, com 88 anos, celebraram no passado dia 29 de novembro, 70 anos de casados!

Ambos da freguesia de Parada de Ester, casaram três meses depois de se conhecerem.

O senhor Bernardo esteve emigrado no Brasil, onde trabalhou nos transportes e mais tarde na Alemanha como camionista. A senhora Lúcia ficou a criar os filhos. São 2, a que se juntaram 4 netos e 3 bisnetos”.