Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castelo Branco adere aos ODS e apela à participação de todos para um futuro mais justo, igualitário e sustentável


O Município de Castelo Branco deu um importante passo em direção a um futuro melhor, ao associar-se aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Com a colaboração de todas as entidades, pretende-se criar um mundo mais igualitário e mais sustentável.
Durante a apresentação pública que decorreu na Biblioteca Municipal António Salvado, no dia 13 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, realçou a importância da sustentabilidade do planeta e destacou o trabalho positivo já realizado pelo Município no âmbito dos ODS, que coloca Castelo Branco numa posição de destaque entre os concelhos.
Susana Farinha, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico, Inovação e Promoção Territorial da Câmara Municipal, explicou como os 17 ODS impactam áreas como: Planeamento e Governança Local; Desenvolvimento Económico e Sustentável; Fortalecimento de Parcerias; Preservação Ambiental, Inclusão Social e Melhoria da Qualidade de Vida.
Entre os desafios, estão a capacitação e os recursos para implementar os ODS, a avaliação de resultados e a conscientização pública, elementos fundamentais para o sucesso da agenda.
A Vereadora Patrícia Coelho reforçou que a implementação dos ODS depende da participação ativa de todos, incluindo empresas, associações, escolas e cidadãos. A equipa interna formada no Município tem promovido ações com empenho e já recebeu elogios pelo trabalho desenvolvido.
Os ODS definidos para Castelo Branco estão organizados em 5 eixos principais:
👉 Pessoas: erradicar a pobreza, promover igualdade e dar dignidade a todos
👉 Território: proteger os recursos naturais e o clima e promover a sustentabilidade
👉 Cooperação: procurar parcerias para consolidar a posição de Castelo Branco
👉 Inovação: garantir uma economia sustentável e próspera
👉 Sustentabilidade: focar na mobilidade e na gestão eficiente dos recursos
Qualquer pessoa ou instituição pode participar ativamente nos ODS locais, submetendo projetos na plataforma 🔗https://odslocal.pt/
Conforme explicou António Alexandre, Técnico Informático da Câmara Municipal, a plataforma ODSlocal permite acompanhar indicadores, boas práticas e projetos de cada município. Em Castelo Branco, já foram inseridos 147 indicadores, 109 boas práticas e 7 projetos.
Entre eles, destaca-se o projeto ‘Nós Com os Outros’, promovido pela Associação Amato Lusitano, que foi apresentado pela Coordenadora Daniela Esteves e que visa promover a inclusão de crianças migrantes, refugiados e jovens das comunidades ciganas.