Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castro Daire assume-se como destino de referência na corrida de montanha


O concelho de Castro Daire assume-se, cada vez mais, como um destino de referência na corrida pedestre em montanha no nosso país.

Depois de em 2021, ter recebido uma jornada da Taça de Portugal e o Campeonato Nacional da especialidade, o nosso concelho volta a contar com o reconhecimento da Federação Portuguesa de Atletismo para organizar, dia 5 de junho de 2022, o 24º Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, seguindo-se, a 19 de junho de 2022, de mais uma jornada da Taça de Portugal de Corrida em Montanha, sendo simultaneamente a jornada inaugural da Taça do Mundo de Corrida em Montanha.

O Campeonato Nacional, com um percurso em refime “sobe e desce”, terá lugar na aldeia da Granja, integrado na já clássica Corrida de São Brás, uma referência da corrida em montanha de Portugal.

Marcarão presença os melhores atletas do país que terão a sua espera um percurso circular de 5,14 km (332 D+), onde os atletas juniores cumprirão uma volta, cabendo aos atletas seniores e veteranos de ambos os sexos realizar duas voltas (10,3 km * 664 D+).

Desta prova sairá o grupo de atletas que representarão a selecção nacional no próximo Europeu da especialidade, sendo que os vencedores dos juniores e seniores (masculino e feminino) garantem o acesso direto à 2ª edição do Montemuro Vertical Run que se disputa 15 dias depois na aldeia de Parada de Ester.

Numa prova aberta a todos, integrada na Taça de Portugal de Corrida em Montanha e estreia da Taça do Mundo da especialidade no nosso país, os atletas terão que cumprir um percurso de 10,3 km e 1080 metros de desnível entre a partida e meta, instalada nas Fragas do Inferno, nas proximidades das Portas do Montemuro, de onde se obtém uma das mais grandiosas paisagens entre o Douro e Paiva.

Para lá dos melhores atletas nacionais de corrida em montanha são aguardados vários nomes de referência mundial da modalidade.

Paralelamente ao percurso competitivo terá lugar uma caminhada não competitiva, aberta a todos os amantes das atividades em natureza.