Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

É nas encostas da Serra da Estrela que se situam algumas das aldeias mais bonitas


A Serra da Estrela destaca-se pelo seu património natural e aldeias típicas e tradicionais, que proporcionam uma autêntica viagem no tempo.

Fruto do isolamento, muitas delas ainda preservam as ruas e casas em pedra. Os caminhos são íngremes e sinuosos e a beleza da simplicidade impera em cada recanto. Passear a pé por estes becos e ruelas é descobrir um Portugal que julgávamos já não existir. Mas existe aqui, na Serra da Estrela.

Algumas destas aldeias pertencem à rede de Aldeias de Montanha, criada recentemente para dar uma nova vida a estas localidades e melhor as condições para os seus habitantes e para quem as visita.

Sugerimos algumas aldeias que são paragens obrigatórias:

Aldeia de Cabeça- Seia

Coordenadas: 40° 19′ 9″ N, 7° 44′ 7″ W

Na pitoresca aldeia de Cabeça predomina o xisto, muito presente nas casas que compõem a paisagem, cercada de elevações graníticas.

Cabeça possui duas igrejas que merecem uma visita, a igreja de São Romão e a Paroquial, e duas capelas igualmente belas, Santo António e Nossa Senhora da Nazaré.

Para além do património cultural, arquitetónico e natural, Cabeça também é conhecida como Aldeia Natal, já que, durante estas festividades, as ruas são enfeitadas com materiais ecológicos e naturais (giestas, musgo, varas de videira) e iluminadas com milhares de luzes leds.

Aldeia de Folgosinho- Gouveia

Coordenadas: 40° 30′ 34″ N, 7° 30′ 50″ W

A aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, conta com uma vista espetacular da serra e das povoações que a rodeiam. No coração da Serra da Estrela, se admirar a paisagem do pequeno castelo irá surpreender-se ainda mais.

Nesta aldeia autêntica e preservada no tempo ainda se vive o quotidiano da vida serrana, sendo frequente verem-se pastores a atravessar as ruas seguidos das suas cabras e ovelhas, em direção ao pasto, ou ver os habitantes a irem buscar água às várias fontes que se encontram espalhadas por Folgosinho.

Aldeia Linhares da Beira- Celorico da Beira

Coordenadas: 40° 32′ 27″ N 7° 27′ 40″ O

Localizada em Celorico da Beira, a Aldeia Linhares da Beira é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e uma das mais belas aldeias da Serra da Estrela.

Percorrer as ruas e ruelas desta aldeia serrana é uma verdadeira viagem aos tempos medievais da sua fundação.

Entre os locais de visita obrigatória destacamos o seu majestoso castelo, a Fonte de Mergulho, a Casa do Judeu, a antiga Hospedaria, a igreja matriz, e a antiga Casa da Câmara e cadeia.

Vila de Loriga- Seia

Coordenadas: 40° 19′ 37″ N, 7° 41′ 26″ W

As suas paisagens magníficas devido à sua localização a cerca de 770 metros de altitude valeram-lhe a alcunha de “Suíça portuguesa”. Mas a vila de Loriga, no concelho de Seia, merece o seu próprio reconhecimento pelas paisagens únicas de cortar a respiração.

Loriga está rodeada por imponentes montanhas, como a Penha do Gato e a Penha do Abutre, e no seu coração correm as águas cristalinas da ribeira de Loriga, formada pelos cursos de água que descem da serra. Um dos ex-libris da vila é sem dúvida a praia fluvial.

Alvoco da Serra- Seia

Coordenadas: 40° 17′ 44″ N 7° 40′ 13″ O

Alvoco da Serra, no concelho de Seia, é a povoação que está topograficamente mais perto da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela perto dos dois mil metros. Da paisagem faz também parte a ribeira de Alvoco que convida a banhos na praia fluvial, no verão.

Em Alvoco da Serra tem à disposição inúmeras possibilidades de percursos pedestres. Parta à descoberta da serra pelo Vale Glaciário do Covão do Alvoco, entre lendas e histórias antigas. Não deixe de visitar também a Casa-Museu, a igreja matriz, a ponte romana e as diversas capelas da freguesia.

Aldeia Lapa dos Dinheiros- Seia

Coordenadas: 40° 22′ 44″ N 7° 42′ 34″ O

Localizada a mais de 700m de altitude, a Aldeia de Lapa dos Dinheiros pertence ao concelho de Seia. No alto de um cabeço, por onde passam o rio Alva e a ribeira da Caniças, apresenta-nos uma vista soberba a plataforma do Mondego.

Além da paisagem, na aldeia pode visitar locais como o Buraco da Moura, o Buraco do Sumo e ainda pelas sucessivas pequenas cascatas da ribeira da Caniça. No verão, é indispensável mergulhar nas águas límpidas da praia fluvial da Lapa dos Dinheiros.

Sabugueiro- Seia

Coordenadas: 40° 24′ 7″ N 7° 38′ 23″ O

Chamam-lhe a aldeia mais alta de Portugal. Não é certo que o seja (o título é disputado por outras localidades igualmente situadas a cerca de 1100 metros de altitude), mas isso não é motivo para baixar as expectativas. O Sabugueiro, como a planta homónima, faz bem à saúde (ou melhor, a corpo e mente) de quem o visita.

Visite a igreja matriz, aprecie as casas de granito da aldeia, visite o forno comunitário ainda em funcionamento e não deixe de provar a água da Fonte do Ferreiro. Aproveite para comprar um autêntico Queijo da Serra ou presunto e enchidos, ótimos com uma fatia de pão do Sabugueiro, feito com o centeio que ainda se produz por lá.

Cortes do Meio- Covilhã

Coordenadas: 40°15’20″N 7°34’39″W

Cortes do Meio é uma pequena aldeia perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã. É conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. E o apelido é totalmente merecido! Afinal de contas, são 14 as piscinas naturais que aqui pode encontrar, todas localizadas no leito da ribeira de Cortes.

Videmonte- Guarda

Coordenadas: 40° 30′ 50″ N 7° 23′ 24″ O

Pão e água não se negam a ninguém. E em Videmonte, terra nascida da arte de receber quem mais precisa, ninguém passa fome ou sede.

a pequena aldeia de montanha de Videmonte, no concelho da Guarda. Tem menos de 1000 habitantes mas é uma aldeia repleta de energia e com muito para visitar.

Uma das melhores épocas para visitar Videmonte é durante o Festival Pão Nosso, que se realiza todos os anos. É a altura ideal para descobrir mais sobre este pequeno recanto da Serra da Estrela e conhecer as suas tradições, os seus hábitos e os seus costumes.

Verdelhos- Covilhã

Coordenadas: 40° 22′ 28″ N 7° 28′ 03″ O

A aldeia de Verdelhos, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, desafia qualquer lógica e o verde é mesmo a cor dominante nesta localidade. Aliás, o verde domina tanto a paisagem que acabou mesmo por ser incluído no nome desta pequena pérola da Covilhã: Verdelhos assenta-lhe que nem uma luva.

Visitar Verdelhos pode ser uma ótima ideia se apreciar turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas gélidas durante o Verão. Para além de 2 praias fluviais, existe também um parque de campismo bem perto da aldeia. E o melhor de tudo: existem diversos trilhos pedestres para explorar os arredores.