
Encontro dos CAO/CACI da A25 realiza-se hoje em Fornos de Algodres
Realiza-se hoje, dia 19 de outubro, no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, um Encontro dos CAO/CACI da A25, onde abordam os Princípios e metodologias orientadoras dos CAO e a transição para o CACI.
A Portaria n.º 70/2021, de 26 de março regulamenta as condições gerais do edificado, os termos e as condições técnicas de instalação e de organização, funcionamento e instalação a que deve obedecer a resposta social do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
A atualização do CAO para CACI “fez uma série de reajustamentos, que são mais do que normais e espectáveis, só que não tiveram em conta as diversas realidades”, que se vive num país com várias assimetrias, tal como já nos tinha explicado Susana Carola, Diretora Técnica do CAO/CACI da Associação de Promoção Social de Fornos de Algodres.
Está a ser alvo de discussão “a transição de CAO para CACI, que é um tema que nos diz muito”, mencionou Susana Carola, Diretora Técnica do CAO/CACI da Associação de Promoção Social de Fornos de Algodres, que espera que o dia de hoje seja “trabalhoso e proveitoso”.
Mário Pereira (ASSOL) e Pedro Galveias (CERCIAG) fizeram o enquadramento logo pela manhã.
“Este encontro surge de uma conversa informal”, começou por explicar Mário Pereira (ASSOL). Hoje vão conversar “sobre os desafios que separaram as nossas organizações, as nossas equipas, mas sobretudo as pessoas que apoiamos”.
Hoje será feita uma partilha de diversos problemas e situações como financiamento, relação com entidades que os tutelas, diferenças de intervenções de quem tutela, inspeções e consequências. Vão discutir os princípios orientadores do CAO / CACI entre as entidades.
A Pedro Galveias (CERCIAG) coube explicar a todas as entidades presentes vindas de Seia, Manteigas, Penalva do Castelo, Guarda, Albergaria-a-Velha, São Paio, Sabugal, Ílhavo, Dornelas, Águeda, Mortágua, Oliveira de Frades, Anadia, São João da Madeira, Viseu e Castro Daire, os objetivos especifico para o dia de hoje.
Neste encontro serão debatidas várias problemáticas, por grupos de trabalho, tais como Sustentabilidade, quadros de pessoal e Acordos de Cooperação; edificado – exigências e contradições; A flexibilidade dos apoios na comunidade; A evolução metodológica do planeamento tradicional ao planeamento centrado na pessoa; O contínuo de serviços entra CACI/ Formação e Emprego, ASUS, os objetivos e a prática; Destinatários: a diversidade de idades e problemáticas e ainda Mecanismos de compensação das assimetrias regionais.
No final, vão elaborar um documento que reflita as posições conjuntas e enviar à Ministra e Secretária de Estado.
Uma organização da APS Fornos de Algodres, ASSOL e CERCIAG, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.