Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2022: Município de Manteigas ausente


O Pastel de Feijoca venceu a categoria Doçaria Regional do Distrito da Guarda, no Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022.

Para além de outros produtos confecionados na Padaria e Pastelaria Volta ao Mundo em 80 Sabores, localizada no centro da vila, o destaque vai para o pastel feito com a feijoca de Manteigas, que lhe confere textura e sabor únicos.

Reguengos de Monsaraz foi palco da entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2022, que identificam e valorizam o que Portugal tem de melhor. A cerimónia decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

Uma cerimónia onde Marta Prates, Presidente da CM de Reguengos de Monsaraz foi a anfitriã e onde marcaram presença inúmeros Presidentes de Câmara de norte a sul do país, menos o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

A empresa organizadora do evento ‘Prémios Cinco Estrelas 2022’ informou o município, a 19 de maio, que a entrega deste nobre prémio seria a 2 de junho de 2022, no entanto, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas disse que não iria estar presente, por questões de agenda.

Segundo a informação que nos foi transmitida, quando os representantes dos municípios não podem estar presentes, as empresas distinguidas deveriam ser avisadas para marcar presença, o que não aconteceu com Edgar Costa, sócio-gerente da Padaria e Pastelaria Volta ao Mundo em 80 Sabores, algo que, para o mesmo, “é uma falta de respeito para quem trabalha”.

Até ao momento, Edgar Costa ainda não sabe porque não foi alertado, “nem a um pedido de desculpas tive direito”.

O Município de Manteigas disse a Edgar Costa que não teve conhecimento de nada. No entanto, quando contactou a empresa organizadora do evento ‘Prémios Cinco Estrelas 2022’, teve conhecimento da troca de emails efetuada entre o Município e a empresa organizadora do evento.

Como nem o Município, nem a empresa distinguida no Prémio Cinco Estrelas 2022 estiveram presentes, o prémio não foi produzido. Edgar Costa teve de pedir aos organizadores do evento “para me desbloquearem a plataforma, de modo a poder usar o símbolo de distinção” ganho por mérito próprio. Ainda não está desbloqueado, “este processo pode demorar 10 dias”, informou-nos Edgar Costa.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões conta já com cinco edições, onde procura valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, artesanato e património, entre várias outras categorias.

São igualmente reconhecidos os negócios regionais que se diferenciam pela sua qualidade. O reconhecido galardão baseia-se no conceito e metodologia de avaliação do Prémio Cinco Estrelas e envolveu este ano a participação de 425.000 consumidores portugueses.

O Pastel de Feijoca, feito com a Feijoca de Manteigas, tem uma textura e sabor únicos. É um segredo bem guardado da família Costa (Volta ao Mundo em 80 Sabores), que criou a receita há mais de uma década. Mesmo assim, Edgar Costa, sócio-gerente, aceita revelar mais sobre este produto exclusivo da vila.

Surgiu de um desafio que a Confraria da Feijoca de Manteigas lançou em 2007. A partir dai foi o passa-palavra! Hoje fazem-se entre 150 a 300 Pastéis de Feijoca por dia, exclusivamente em Manteigas.

É usada a polpa da feijoca, exclusiva dos produtores de manteigas. É demolhada, cozida, pilada e transformada num puré que é depois utilizado no bolo. Além disso, leva açúcar, ovos, farinha de amêndoa e outros ingredientes que são segredo. Este não é um pastel que se possa fazer em casa. É um processo que pode levar até sete horas porque depende do tempo de arrefecimento, dos pontos do açúcar, dos tempos de junção dos vários ingredientes. Há procedimentos que a seguir para que corra tudo bem. Estas várias etapas também são uma parte do segredo. É um pastel que se conserva por mais de 30 dias sem conservantes.

Existem 3 formatos de pastel: e, miniatura (para acompanhar o café), o formato normal (que funciona como um bolo de pastelaria) e a tarte (para servir à fatia, como sobremesa).