ENTRUDO DE VILAR DE AMARGO
Queima do Entrudo com caldo das viúvas. No próximo dia 10 de Fevereiro vai celebrar-se a Queima do Entrudo na aldeia de Vilar de Amargo, Figueira de Castelo Rodrigo.
Uma celebração que envolve toda a comunidade,muita alegria e animação, onde os excessos são permitidos.Mulheres mascaradas de homens e homens de mulher, com rendas e máscaras de cortiça a esconder a face para que ninguém seja reconhecido nas pantominices que fazem aos outros“…enfarinhar e tijenar com a fuligem das panelas de ferro era a tradição…”.
As viúvas,de negro, preparam o caldo apetitoso nas panelas de ferro que será servido para todos.O velório,a marcha fúnebre, a leitura do sermão e a queima tradicional do Entrudo são momentos altos desta celebração que vai também contar com oficinas de Teatro e Música, uma Exposição de Rendas e vai culminar com o grandioso Espetáculo “Fénix e a Rosa de Fogo” com os artistas Ana Rosa e Bruno Leite.
Malabarismo, cuspidor de fogo, correntes, espada de fogo,bola de fogo, leques de fogo, guarda-chuva de fogo, de vil stick, fogo-de-artifício,serão os ingredientes para este grandioso espetáculo. Ao longo do dia haverá arruadas com Ricardo Coelho na gaita-de-foles,acompanhado com caixa e bombos e no final haverá baile de Máscaras Tradicional a cargo de Jorge Ribeiro e amigos que vão interpretar canções tradicionais para cantar e bailar.
Desde o dia 14 de janeiro que se realizam todos os domingos sessões abertas de preparação para o evento,na sede da Associação de Desenvolvimento Local Terra do Lagarto, entidade que recuperou esta tradição através de entrevistas recolhidas na comunidade e relatos escritos na Monografia da aldeia de Vilar de Amargo. Fica o convite a vir conhecer e participar nesta Entrudo autêntico e português. Para conhecer todas as atividades e o programa completo poderá visitar a página da Associação Lagarto https://www.facebook.com/associacao.lagarto