Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival de Poesia e Música de Vila Nova de Foz Côa chegou ao fim

Terminaram 5 dias de intensa atividade no concelho de Foz Côa, onde conseguiram juntar oferta cultural, desportiva, de aventura e lazer.

O Festival da Poesia, com a temática “Arte Contra a Violência” dedicou a maior parte da sua programação aos alunos do ensino básico e secundário, que tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com poetas como Raquel Patriarca, Estela Guedes, Minês Castanheira, Rui Spranger, João Rasteiro, Carlos Nuno Granja ou Dinu Flamand, entre outros.

Este envolvimento da Escola com o Festival, tem como principal objetivo aproximar e semear o gosto pela poesia nos mais novos, porque entendem que a poesia é uma ferramenta perfeita para incutir o gosto pelo mundo das letras.

A programação contou ainda com conferências, debates, espetáculos musicais e performances poéticas, para o público em geral.

Em paralelo, decorreu mais uma edição do Foz Côa Douro Trail Adventure, que contou no total com 400 participantes.

Numa versão diferente, conseguimos aliar a excelência de alguns atletas, nacionais e internacionais, com mais de 50 originários do concelho. Uma prova onde Foz Côa se mostrou ao mundo em todo o seu esplendor. Ao desporto de alta competição os atletas aliaram a beleza da paisagem, de quintas vinhateiras e de monumentos nacionais.

Aliar a cultura e o desporto, foi um objetivo atingido na plenitude, pelo que continuarão a considerar estas áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do concelho.