Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival Gouveia Art Rock 2022 recebe Fil’Mus 2 Trigo Limpo Teatro Acert & California Guitar Trio


Decorreu ao longo da noite de sábado, no Teatro Cine de Gouveia, a edição de 2022 do Festival Gouveia Art Rock (GAR).

Não obstante a menor dimensão da produção do GAR deste ano, o Festival organizado pelo Município de Gouveia desde 2003 tem sido considerado pela crítica como um dos melhores festivais de música progressiva do mundo.

Luís Loureiro, um dos organizadores do GAR desde a sua génese, admitiu que sentia falta deste encontro musical: “É quase um regresso para este festival que começou de forma singela e que se foi afirmando. Para o ano faz 20 anos!” — reparou, admitindo que é um privilégio encontrar as caras que já conhece desde a primeira edição.

O espetáculo Fil’Mus 2 abriu a noite com animação e não conseguiu deixar ninguém indiferente. Numa produção que juntou as artes de cinema, música e teatro e onde os atores entraram no ecrã — misturando ficção e realidade — com todos os sons que os músicos-atores iam introduzindo pautadamente e que criaram uma visão narrativa que só quem assistiu poderá levar consigo.

Do outro lado do Globo, dos Estados Unidos da América, os virtuosos músicos do California Guitar Trio apresentaram o “Gaudella Trilogy”, uma peça musical dividida em três partes comissionada pelo GAR e pelo Município de Gouveia — temas que foram inspirados na beleza natural que descobriram nas suas primeiras visitas a Gouveia.

Composto por Bert Lams, Tom Griesgraber and Paul Richards, o trio de guitarristas clássicos e modernos que frequentaram os cursos de Robert Fripp na década de 80, em Londres, encerraram sublimamente as atuações do GAR 2022.