
Fornos de Algodres: Candidatura “Dinamização dos mercados da região de Fornos de Algodres” foi aprovada
O Município de Fornos de Algodres, no passado dia 16 de junho, viu a sua candidatura “Dinamização dos mercados da região de Fornos de Algodres”, aprovada à operação 10.2.1.4 – Cadeias curtas e mercados locais, respeitante ao anúncio de abertura n.º – 003/ADRUSE/10214/2022.
Este projeto é importante para o desenvolvimento económico e social da região, uma vez que pretende a revitalização dos mercados locais e a promoção dos produtos endógenos.
A operação representa um investimento total de cerca de 150 mil euros, contando com um apoio de fundos comunitários de 79 mil euros.
O projeto terá como palco principal o Mercado Municipal de Fornos de Algodres, onde se vai concentrar a requalificação e modernização dos espaços. Os dois pavilhões existentes serão alvo de melhorias, com o objetivo de torná-los mais confortáveis, funcionais e seguros.
Um dos pavilhões terá 50% do seu espaço dedicado à comercialização semipermanente de produtos endógenos. Isso vai permitir aos expositores locais apresentarem os seus produtos de forma mais consistente, estabelecendo uma presença contínua no mercado.
Além da requalificação do Mercado Municipal, o projeto vai estender a sua intervenção às freguesias do concelho de Fornos de Algodres por meio do “Mercadinho“, onde o município irá adquirir balcões personalizados portáteis, que serão disponibilizados aos produtores locais. Essa iniciativa permite que os produtores se desloquem autonomamente para as diversas freguesias do concelho, onde serão realizados mercados sazonais.
Como parte das atividades previstas no âmbito do projeto, será ainda criado um separador de “Produtos da Época” no portal “O Bom Sabor da Serra”. O objetivo é aumentar a visibilidade e a abrangência do projeto a nível nacional, divulgando os produtos da região para toda a população de Portugal Continental.
Os produtos comercializados nos mercados serão todos de origem local, representando a diversidade e a riqueza dos produtos endógenos da região. Os visitantes e consumidores poderão encontrar uma variedade de produtos, incluindo enchidos, azeite, queijo, vinho, mel, hortícolas, frutas, pão e peças de artesanato. A venda será realizada principalmente por meio de transações diretas entre produtores e consumidores.
Com a inclusão dos cabazes de produtos no separador “Produtos da Época” no portal “O Bom Sabor da Serra”, será possível diversificar os canais de comercialização e oferecer a opção de venda online.