Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fundão, aconteceu o Gardunha Fest. 2021


O Festival de curtas metragens Gardunha Fest. aconteceu de 27 a 29 de agosto, na cidade do Fundão.

Esta foi a V edição deste Festival que tem o paranormal como principal mote.

O Gardunha Fest. teve três categorias a concurso:

– Nacional menores de 18, com 4 filmes;

– Nacional, com 10 filmes;

– Internacional, com 10 filmes.

Curtas metragens que têm o paranormal implícita ou explicitamente exposto.

Na totalidade foram 24 filmes em concurso, selecionados entre os mais de 1600 recebidos, oriundos de todos os continentes. O que é demonstrativo da elevada repercussão deste Festival, e da reconhecida qualidade.

Este evento, previsto para 2020, foi adiado para 2021, devido aos constrangimentos provocados pelo Covid 19. Tendo-se aproveitado para, em 2020, se fazer uma retrospetiva do Festival, numa emissão streaming que alcançou vários milhares de pessoas por todo o mundo. E assim, em função desse sucesso, voltaram a apostar na emissão streaming em 2021, no dia de sábado e de domingo.

O programa teve A Jigsaw, na abertura do Festival, sexta-feira, 27 de agosto. Esta banda atuou pelas 22h, no auditório d’A Moagem, no Fundão. Foi há mais de 20 anos que os A Jigsaw começaram a fazer canções, profundamente inspirados pela música popular norte-americana, num fascinante legado da folk, da country e do blues. Os seus espetáculos ao vivo são marcados pela forma como os músicos multi-instrumentistas ajudam a tornar real o imaginário dessas raízes musicais e literárias, onde, no «Gardunha Fest. 2021», surpreenderam com a projeção de imagens.

Sábado de tarde o palco foi a serra da Gardunha, no Parque do Convento da cidade do Fundão, pelas 17h00, onde se contaram histórias para crianças sobre esta serra de encantos, mitos e lendas. À noite, regressaram à Moagem, com a projeção dos 24 filmes a concurso, a partir das 21h30.

No domingo, para término do programa, aconteceu a atuação musical de Joana Ramos, à guitarra, e a dança interpretativa desses temas pela Daniela Viana.

O «Gardunha Fest. 2021» terminou logo depois com a exibição dos filmes vencedores desta V edição do Gardunha Fest., que teve o seu início em 2012 e tem a serra da Gardunha como motivação e mote de um Festival em que se trás a “paranormalidade” como principal tema a ser explorado.

De relembrar que a Serra da Gardunha tem características únicas, e não é apenas visitada pela sua beleza natural e paisagística.

São muitos os que aqui acorrem para estudar, investigar, ou apenas como curiosos da temática. Para céticos ou não, a Serra da Gardunha proporciona motivos de encanto, interesse, curiosidade ímpares.

É nesta ligação entre a cidade e a serra, que a compõe paisagisticamente, que se idealizou este Festival. Para que tivessem sido recebidos e desenvolvidos filmes interessantes e curiosos, numa temática desafiante e, no entanto, tão tradicionalmente portuguesa, enraizada desde há séculos, sob períodos de tão diversas conjunturas: o paranormal.