
FUNDÃO:Formação de “Pastores Queijeiros 4.0” arranca no Fundão
O Município do Fundão, em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal, dá início, no próximo dia 22 de abril, às 17h30, à Formação de Pastores Queijeiros 4.0, um projeto inovador que pretende revitalizar o pastoreio extensivo e impulsionar a fileira dos queijos DOP da Região Centro.
Inserido no Programa de Regeneração Rural da Fundação Aga Khan, esta formação surge como resposta à crescente necessidade de preservação das práticas ancestrais de pastoreio, combate à desertificação e redução do risco de incêndio rural em territórios vulneráveis.
Com uma duração de quatro meses e um total de 256 horas de formação, o programa combina componentes teóricas e práticas, com foco na valorização de raças autóctones, produção de queijo de qualidade e gestão sustentável do território.
A formação decorre no Centro AGROTECH do Fundão e em campos experimentais do município, contando com o apoio de várias entidades do setor agrícola e ambiental.
Segundo Pedro Neto, Vereador da Câmara Municipal do Fundão, “os formandos terão oportunidade de adquirir competências que vão desde a pecuária de precisão e silvopastorícia até à produção semi-industrial de queijo, reforçando o empreendedorismo local e a proteção dos ecossistemas”.
Com um modelo de aprendizagem em contexto real de trabalho, a Formação de Pastores Queijeiros 4.0 posiciona-se como um projeto de futuro, que alia tradição, inovação e sustentabilidade. A formação arranca com 5 formandos, 3 mulheres e 2 homens, num total de 22 candidaturas.
“A formação prática de pastores-empreendedores, apoiada com as raças autóctones e o acesso a mercados locais e digitais, revitaliza a economia agroalimentar tradicional com inovação e circularidade, gerando valor a partir dos recursos endógenos”, realça o Vereador Pedro Neto.
Para mais informações deverá contactar o Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural através do e-mail gadr@cm-fundao.pt ou do contacto 275 779 060 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou a Fundação Aga Khan através do e-mail sara.otero@akdn.org ou do contacto telefónico 939 379 375 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).