
Geotour Aldeias do Xisto
Prova organizada pelo BTT Gardunha, que é uma referência entre os amantes de ciclismo e que decorre em finais de fevereiro\início de março de cada ano.
Nos três dias do evento, os participantes percorrem cerca de 170 quilómetros, repartidos por duas etapas e prólogo, feitos em autonomia e guiados por GPS, podendo fazer-se a solo ou em duplas.
Evento que vai muito além da competição, pois quem nele participa privilegia a matriz aventureira e a elevada qualidade dos trilhos, altamente cativantes desde o primeiro instante e que faz com que a procura seja muito superior às inscrições, limitadas a quatrocentos participantes.
É neste ambiente único que a cidade do Fundão acolhe anualmente este evento “bttistico” de excelência, que se estende por trilhos de beleza extraordinária, onde sobressaem as Serras da Gardunha e da Argemela, que com os seus 756 metros de altitude, caracterizada pelas suas rochas essencialmente granitoides, vindas à superfície há centenas de milhões de anos. Granitos que estão na origem de rochas de natureza filoniana com elevadas concentrações de estanho, contidas na cassiterite, objeto principal da exploração das minas, de intensa atividade desde meados do século passado e onde estudos recentes apontam para a existência de elevadas concentrações de lítio e os famosos trilhos do Cabeço do Pião, lugar de qualidade e beleza ímpar, que apaixonam qualquer amante de BTT.
Este ano, para compor o ramalhete a organização, adicionou-lhe uma passagem pelo interior das galerias da mina da Recheira, localizadas na margem esquerda do Zezere.
Tudo isto faz com que o interesse que pelo GEOTOUR desperte, ano após ano, de enorme cobiça e faça com que as inscrições esgotem em poucos minutos.