
Guarda: Inauguração das Exposições de Saramago, Agualusa e “Rumores do Mundo”
Sábado, dia 23 de abril, à tarde, foram inauguradas mais três exposições na Guarda no âmbito do 5º Encontro Imagem & Território – Fotografia sem Fronteiras, do Centro de Estudos Ibéricos. Como denominador comum as duas primeiras tinham escritores que também fotografam: “José Saramago fotógrafo ocasional” e “Gramática do Instante Infinito”.
Na Galeria Evelina Coelho e numa colaboração com a Fundação José Saramago vão ficar expostos até 22 de maio, perto de 350 retratos feitos por Saramago na sua “Viagem a Portugal”. Um trabalho documental, selecionado, catalogado e legendado pelo próprio prémio Nobel português, que é agora exposto pela primeira vez e na Guarda com curadoria de Rui Jacinto e de Duarte Belo.
Na sala ao lado: Espaço #4 surge José Eduardo Agualusa, o escritor angolano foi desafiado a publicar as suas fotos de Instagram sobre uma estória de amor, a sua, na ilha de Moçambique onde vive há 6 anos. Resultou num livro e numa exposição com a curadoria de Lucia Bertazzo que fica patente até 22 de maio. E ainda “Rumores do Mundo” com curadoria de Santiago Santos.
Exposição que reúne fotos não premiados no Concurso Transversalidades 2021, patente no edifício polifónico do Teatro Municipal da Guarda até 30 de maio.