Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Idanha-a-Nova: Orçamento Municipal investe em qualidade de vida e oportunidades para o concelho


A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aprovou por maioria, com o voto favorável do PS e a abstenção do Movimento para Todos, um orçamento de 41,2 milhões de euros para 2024, um aumento de 20% face ao orçamento do ano anterior.

“O Orçamento para 2024 é o maior de sempre e vem reforçar a estratégia que temos para Idanha, com um crescimento resultante da capacidade da autarquia captar financiamento para concretizar projetos de desenvolvimento para o concelho”, refere Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal.

O autarca sublinha que este Orçamento “vem dar continuidade a estratégias com resultados positivos, na criação de condições de qualidade de vida, na obtenção de fluxos migratórios positivos, na captação de investimento privado e na criação de riqueza e emprego para o concelho de Idanha-a-Nova”.

“O fundamental é fazer deste concelho um território de oportunidades, de qualidade de vida e de bem-estar. Um lugar onde é bom viver. É esse o caminho que temos trilhado, com prioridades claras e que não deixam ninguém para trás. Ao longo dos anos desenvolvemos políticas em áreas como a educação, a saúde, a ação social, a habitação, a segurança, a sustentabilidade ambiental, a economia, a coesão territorial, a cultura, o desporto e a juventude”, acrescenta Armindo Jacinto.

Projetos como o Cartão Raiano Saúde 0-114, a aposta na fixação de empresas e centros de investigação e em estratégias que têm sido premiadas e reconhecidas a nível internacional (Melhor Bio-Região da Europa, Cidade Criativa da Música, Geoparque Mundial da UNESCO e Reserva da Biosfera) são para prosseguir em prol da qualidade de vida dos munícipes e criação de oportunidades empresariais.

Para o efeito, é conciliada a responsabilidade na gestão económico-financeira da Câmara, com a concretização de investimentos determinantes para o concelho de Idanha-a-Nova. Armindo Jacinto salienta que se “regista um crescimento de 15% nas receitas correntes, fruto da economia que acontece no território, o qual depois se traduz em investimento nas áreas da educação, da saúde e da habitação, entre outras”. Efetivamente, o aumento da autonomia financeira da Câmara de Idanha-a-Nova é destacado pelo presidente da autarquia: “A independência financeira face às transferências do Estado era de 21% no ano anterior e este ano melhorou para 27%, dado que o reconhecimento e a notoriedade que Idanha tem granjeado nos tornam mais competitivos na captação de receita”.

O autarca adianta que 2024 “será um ano de exigência na execução de projetos que, em vários casos, pretendemos integrar em apoios comunitários para alavancar oportunidades de investimento”.

Entre alguns dos investimentos a destacar para 2024 estão a requalificação de todos os edifícios escolares; reabilitação de edifícios municipais; a construção, ampliação e reabilitação de ETAR’s; a beneficiação e substituição de redes de abastecimento de água e saneamento; a beneficiação / pavimentação de caminhos e estradas municipais; a construção e manutenção de infraestruturas desportivas e de lazer; a requalificação do Recinto da Feira Raiana e a criação do Bio Bairro de Idanha.