
Jovens vão representar a Guarda nas Seleções Distritais de Basquetebol
Albufeira volta a ser a capital do Basquetebol Juvenil Português entre os dias 9 e 14 de abril do qual as Seleções Distritais da Guarda rumam a Albufeira para a 14.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil.
O evento conta com mais de 800 jovens entre os 13 e os 16 anos, representados por 21 associações do país inteiro, que irão competir divididos em dois escalões (sub14 e sub16) tanto no feminino como no masculino.
A Associação de Basquetebol da Guarda (ABG) vai ser representada por 36 jogadores, distribuídos por três seleções: sub14 masculinos, sub16 femininos e sub16 masculinos.
A Festa do Basquetebol Juvenil além de ser um evento de competição é também um evento social e lúdico para todos os envolvidos, que estima o envolvimento de 1500 agentes ligados ao basquetebol.
“Um momento de promoção do basquetebol, de convívio e divertimento para todos os participantes que ajuda a criar amizades duradouras entre os escalões de formação” refere o presidente da ABG Tiago Nascimento.
A organização do evento cabe à Federação Portuguesa de Basquetebol, que esteve sempre atenta à evolução da situação pandémica em Portugal. Será trabalhado de acordo com as regras da DGS, garantindo todas as condições de segurança aos participantes.
A festa do basquetebol é um evento de larga dimensão, “para grande parte dos jovens é a primeira vez que participam na Festa Juvenil em Albufeira porque a pandemia tirou-lhes essas oportunidades em 2020 e 2021, e não se apercebem da dimensão deste torneio de seleções distritais” admite o Diretor Técnico Regional da Guarda Luís Silva.
Tiago Nascimento sublinhou ainda “que apesar de todas as dificuldades de recursos humanos é com orgulho que a ABG vê que passados dois anos, do qual os jovens foram fortemente afetados pela pandemia, continuam motivados em praticar desporto, empenhados e cheios de alegria e vontade de vencer”.