Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município avança com concurso para Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa


Nova Área de Acolhimento Empresarial vai reforçar a oferta de solo industrial qualificado no mercado, fomentar o emprego e fixar populações

O Executivo municipal aprovou hoje, em reunião de Câmara, o lançamento do concurso para a construção da 1ª fase da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa (AAEL). O prazo definido para a execução da obra é de 12 meses e representa um investimento global superior a 4,5 milhões de euros.

A 1ª fase das obras de urbanização da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa prevê já a construção e implementação de peças e estruturas essenciais para o bom funcionamento do espaço. Por exemplo, serão incluídas na empreitada infraestruturas hidráulicas, ETAR, plano de acessibilidades, arquitetura paisagista, plano de segurança e saúde ou o plano de prevenção e gestão de resíduos, entre outras peças. Saliente-se que o investimento contará com financiamento através de fundos europeus (CCDR – Centro) na ordem dos 85%.

“O Município de Viseu definiu, como um dos seus eixos prioritários, transformar o concelho num polo de atratividade de investimento, no domínio da Competitividade Empresarial. A AAE de Lordosa é uma obra fundamental para fomentar é um passo decisivo para cumprir este objetivo”, explica Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. A estrutura é ainda fundamental para a dinamização do Norte do Concelho, que poderá desta forma aumentar o emprego qualificado na região e, consequentemente, a fixação das populações.

Numa primeira fase, a AAEL irá suprir uma clara falha de mercado existente na região, atendendo à escassez de oferta de solo para a instalação de empresas, em contraponto com a elevada procura. Posteriormente, proporcionará às empresas um ambiente de negócios favorável e propício à melhoria da sua competitividade e ao aumento da cooperação empresarial. A infraestrutura deverá começar a receber empresas a partir de 2022. “Com mais este importante investimento, esperamos potenciar a centralidade geográfica de Viseu e, dessa forma, captar para o concelho e para a região, investimento direto estrangeiro qualificado”, adianta a autarca.

 

Autarquia investe 300 mil euros na ligação entre o Parque Industrial e Mundão

Na reunião de Câmara de hoje, foi também aprovado o lançamento do concurso para as obras de requalificação da Rua Campo da Bola, em Mundão. Para além do investimento direto do Município de Viseu nesta freguesia, superior a 300 mil euros, a obra irá beneficiar a nova Academia de Futebol Distrital de Viseu, da Associação de Futebol de Viseu.

A intervenção no arruamento, que serve de ligação entre o Parque Industrial de Mundão e a povoação de Mundão, inclui a pavimentação do alargamento nas zonas onde a faixa de rodagem é mais apertada, prolongamento da rede pública de abastecimento de água, execução de valetas em betão para drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização horizontal e vertical. Está prevista também uma zona de estacionamento, junto campo de jogos, no alinhamento da faixa de rodagem.

Na envolvente da Academia de Futebol, a obra contempla a implantação de um arruamento que dará acesso restrito às entradas do recinto desportivo e do edifício central. Esta via, com cerca de 100m de extensão, compreenderá uma faixa de rodagem com 6,50m de largura, faixas de estacionamento perpendiculares em ambos os lados, uma praceta de inversão de marcha – na qual estão previstos lugares de estacionamento para autocarros – canteiros ajardinados e arborizados, passadeiras, sinalização, iluminação e um murete de vedação, a sul e poente, para delimitar este espaço público.