Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Mangualde está preparado para receber e apoiar refugiados provenientes da guerra na Ucrânia


O Município de Mangualde, atento à situação de crise humanitária decorrente da guerra na Ucrânia, irá prestar apoio em diferentes níveis aos refugiados que chegarão ao concelho.

 

O apoio disponibilizado pelo Município contemplará: apoio psicológico e social, com o objetivo de atender, acompanhar, encaminhar e apoiar nas diversas situações solicitadas; a criação de uma Bolsa de Emprego, que englobará o levantamento, junto das entidades empregadoras do concelho, interessadas em receber ou criar postos de trabalho que permitam a sua integração no mercado de trabalho e na vida ativa local; a criação de uma Bolsa de Alojamento, que receberá as ofertas de habitação de proprietários do concelho que estejam livres e pretendam solidariamente acomodar as famílias de refugiados ucranianos.

Se estiver interessado em apoiar os refugiados ucranianos e tiver possibilidade de os acolher, preencha o formulário disponibilizado aqui https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=PzZEgImnl0eh7d2PtRau9qvRezxvD8FPkswW9oyB7G1UQ1laS1owSTFaNUxUSkFEVVlVUVJBVVFVMi4u .

Para esclarecer questões ou obter mais informações, por favor, ligue para o contacto telefónico 969 029 132.

O Município de Mangualde apela a toda a comunidade que demonstre uma vez mais a força solidária, de integração e de apoio ao outro, que tão bem caracteriza os mangualdenses.

“UNIDOS PELA UCRÂNIA”

Recordamos que, numa ação humanitária e de solidariedade para com o povo da Ucrânia, o Município de Mangualde em cooperação com a Cruz de Malta e a ONG Together International Portugal e com a colaboração do Agrupamento 299 Escuteiros de Mangualde e dos Transportes Lemos, leva a cabo a campanha de recolha de bens, material de higiene pessoal e material de saúde – “Unidos pela Ucrânia”.

Os interessados em contribuir poderão fazê-lo durante a semana, das 9h às 17h e sábado das 8h às 13h, no Mercado Municipal de Mangualde, até ao dia 10 de março. Informações através do telefone 969 312 193.

 

Os bens (alimentos, higiene e saúde) a recolher são:

– Lata com carne em puré

– Bolachas sem recheio

– Conservas variadas

– Sopas instantâneas

– Arroz e massa

– Barras de cereais com fruta

– Barras de chocolate com nozes ou caramelo

– Lata de leite condensado

– Café instantâneo

– Sumo de laranja em pó

– Açúcar

– Sal

– Tripé para aquecer com um sistema de acendalhas

– Fósforos

– Carteira de plástico

– Pacote de lenços de papel

– Fraldas (vários tamanhos)

– Leite em pó

– Cerelac

– Latas de fruta

– Saquetas de fruta

– Toalhetes e toalhitas de bebé

– Pastas e escovas de dentes

– Produtos de higiene feminina

– Produtos de higiene pessoal (sabão, gel de banho, etc.)

– Pensos rápidos

– Ligaduras

– Compressas