Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Seia e Helena Pinto publicam livro sobre a expedição científica à Serra da Estrela


“Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, é o título da publicação, que será lançada em Seia, no dia 5 de agosto, 141 anos após o início dos trabalhos científicos na Serra da Estrela.

Dando continuidade aos estudos e à divulgação do universo científico, um ano após as comemorações dos 140 anos da Expedição Científica à Serra da Estrela, é lançada em Seia uma publicação dedicada a este projeto inédito.

Promovidas em 2021, sob a iniciativa do Município de Seia (através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela), do História, Território, e Comunidades – CFE NOVA FCSH e da Sociedade de Geografia de Lisboa, as comemorações pretenderam dar a conhecer esse projeto pluridisciplinar em prol do conhecimento científico da montanha mais alta de Portugal continental.

Um ano depois e exatamente 141 anos após o início dos trabalhos científicos na Serra da Estrela, é publicado no dia 5 de agosto de 2022 o livro que retrata este projeto inédito.

A obra tem como título “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, é da autoria de Helena Gonçalves Pinto, e será apresentada no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Publicado pelo Município de Seia, o livro retrata esse projeto memorável da História da Ciência, da Sociedade e da Cultura nacionais, com repercussões internacionais.

Através de crónicas da imprensa, telegramas, cartografia, desenhos e fotografias são evidenciados os pormenores, desde os preparativos, à viagem e aos dias de trabalho árduo na Serra da Estrela, despertando todas as atenções para o projeto vanguardista realizado por parte da Sociedade de Geografia de Lisboa.

As suas secções científicas colocaram em execução uma Expedição com a abrangência multidisciplinar e o resultado foi a mobilização de uma sociedade científica em prol de um território e das suas comunidades.

Durante 15 dias, na Serra da Estrela, vivenciaram-se aventuras e perigos, recolheram-se elementos, coleções e “estórias”.

A obra integra um mapa desdobrável à escala 1:75000 que, em conjunto com os elementos documentais, facilitam o reconhecimento dos locais e trajetos percorridos pelos expedicionários em 1881.