Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município do Sabugal proporcionou ações de educação ambiental nas escolas do concelho


Nos dias 31 de março e 4 de abril, o Município do Sabugal, ao abrigo do protocolo de cooperação com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens – Gouveia, proporcionou um total de 12 ações de educação ambiental nas escolas do concelho do Sabugal.

Numa clara estratégia de valorização do património natural do território, as ações de educação ambiental foram dirigidas a alunos desde o pré-escolar ao 8.º ano de escolaridade.

Percorrendo as várias escolas do concelho, miúdos e (quase) graúdos tiveram oportunidade de aprender (e ensinar) sobre os animais selvagens que ocorrem um pouco por todo o território.

O animador de serviço foi Ricardo Brandão, coordenador e médico veterinário no CERVAS, cuja principal função é a de receber e tratar animais selvagens que, por razões várias, necessitem de cuidados veterinários. Nas referidas sessões ficou clara a importância da conservação das diversas espécies de animais selvagens, garantindo o equilíbrio e bom funcionamento das cadeias tróficas, gerando, como consequência, habitats mais ricos e bio diversos.

Numa altura em que o património natural surge, cada vez mais, como um ativo de alta importância para os territórios do interior, o Município do Sabugal prossegue assim a sua estratégia de valorização destes espaços, desta vez junto das escolas do concelho, onde os ensinamentos do presente poderão moldar os pensamentos do futuro.

Um futuro onde a interação do homem com o meio natural terá, forçosamente, de ser mais equilibrada e consciente.