
Penacova: Projeto para recuperar habitat da Lampreia no Mondego apresentado
Há um ano, em fevereiro de 2024, a câmara de Penacova organizou juntamente com a Confraria da Lampreia e o MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente um colóquio alertando as autoridades, comunidade científica, pescadores e empresas para a necessidade de se tomarem medidas para salvaguardar a lampreia.
Perceber a origem da escassez da espécie nos rios portugueses e medidas que permitam a sua recuperação foram objetivos que agora se materializaram com a apresentação do projeto “Life4Lamprey”, iniciativa da CIM-RC, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que obteve financiamento europeu.
“Temos a responsabilidade de lutar pela preservação da lampreia no rio Mondego. Conseguimos chamar a atenção para o problema e com a ajuda CIM-RC é possível agora avançar com medidas concretas. É um projeto de longo prazo que deve ser acompanhado por outras medidas como o combate à pesca ilegal, eliminação de barreiras artificiais e até interdição da pesca em determinados períodos. Só com a colaboração de todos será possível sermos bem sucedidos”, explicou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.
No essencial, o projeto “Life4Lamprey” aposta na translocação de centenas de lampreias para zonas “santuário” que garantam a sobrevivência da espécie. Pedro Raposo, diretor do MARE que apoia cientificamente o projeto, explicou que esta é uma técnica experimentada com sucesso noutros países.
A sessão contou com as presenças do presidente e secretário-executivo da CIM-RC, respetivamente, Emilio Torrão e Jorge Brito que destacaram a importância desta iniciativa e a necessidade de envolver o maior número possivel de entidades, desde os municípios, comunidade científica, pescadores, empresários da restauração e da área comercial e comunidades ribeirinhas.