
Pinhel celebrou o 25 de Abril com cerimónia esta manhã
As comemorações oficiais do 25 de abril promovidas pelo Município de Pinhel começaram com um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, neste que é o segundo de três dias de Luto Nacional
Cumprida a homenagem, seguiu-se o Hastear das Bandeiras, acompanhado pelo Hino Nacional, ficando estas a meia haste, conforme dita o protocolo do Luto Nacional.
Seguiu-se a Sessão Solene dedicada ao 51º aniversário da Revolução dos Cravos, com as intervenções dos líderes dos grupos municipais com assento na Assembleia Municipal de Pinhel: Gonçalo Cruz, em representação do Partido Socialista (PS) e Hugo Coelho em representação do Partido Social Democrata (PSD).
A finalizar, usaram da palavra a Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel, Ângela Guerra, e do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel em exercício, Luís Poço.
Transversal às várias intervenções foram as memórias de um país que, de forma pacífica, conquistou a liberdade e abriu portas à democracia. E se nem tudo está feito, importa continuar a celebrar Abril e a lutar por um país mais justo e solidário, onde ninguém fique para trás.
“Todos, todos, todos”, palavras ditas pelo Papa Francisco aquando da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Portugal, em 2023, foram citadas mais do que uma vez, sublinhando um legado que, tal como Abril, importa sublinhar e cumprir.