Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Politécnico da Guarda quer turismo mais inclusivo e acessível no Interior


Dinamizada pela equipa do projeto InovC+ do IPG, a TechTur – Mostra de Inovação e Sustentabilidade em Turismo contará com duas palestras e duas mesas redondas dedicadas ao setor. “A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação desenvolvidos na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas”, afirma Teresa Paiva, responsável pelo InovC+ no IPG.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG pretende melhorar as experiências turísticas de pessoas com deficiência nas regiões do Interior, facilitando a sua mobilidade nas zonas montanhosas e aumentando a sua autonomia nos restaurantes. Cadeira de rodas todo-o-terreno, andarilho inteligente com sensores e menu digital para invisuais são alguns dos projetos que serão apresentados na feira de turismo, TechTur, promovida pelo IPG. A iniciativa que se realiza no dia 28 de abril, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, irá reunir centros de investigação, instituições de ensino superior e empresas da região Centro.

A TechTur realiza-se no âmbito do projeto InovC+, o qual pretende valorizar a ciência e a transferência de conhecimento para a economia regional. “A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação que se têm desenvolvido na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas turísticas da região”, afirma Teresa Paiva, docente e responsável pelo InovC+ no Politécnico da Guarda.

O sistema Menu4All, criado por investigadores do IPG, consiste numa aplicação que permite a pessoas invisuais aceder de forma autónoma à ementa de um restaurante e fazer o seu pedido. Já os equipamentos de mobilidade foram criados âmbito do projeto Fronteira, cujo objetivo é desenvolver o turismo acessível e inclusivo as zonas de fronteira entre Espanha e Portugal.

“A TechTur é mais uma aproximação da nossa instituição às empresas da região para transferir conhecimento e, através de um trabalho conjunto, dar continuidade ao desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

A programação da TechTur contará com duas palestras: a primeira sobre “O mercado de trabalho no Turismo”, com Carlos Costa, professor na Universidade de Aveiro, e uma segunda sobre “Turismo acessível e inclusivo”, com Nuno Leal da Associação Acessible Portugal e Tur4All.

Haverá, também, duas mesas redondas dedicadas à “Inovação na produção, distribuição e comercialização no turismo” e à “Acessibilidade e inclusão no turismo”. Os debates serão moderados, respetivamente, por Maria José Silva fundadora da RAVT e ZENTravel, e por Eugénia Deville, docente do Politécnico de Coimbra.