Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Pontos repartidos entre Tondela e Académico num derby repleto de emoção


Dia grande em Tondela. Final de tarde e a disputa pela vitória no derby da Beira Alta. No João Cardoso uma bela casa, numa partida disputada entre duas equipas que têm onzes que poderiam perfeitamente atuar na Liga Bwin. Dentro das quatro linhas o Académico entrou a vencer, mas o Tondela superiorizou-se no restante do jogo e o empate a uma bola foi o resultado final.

 

Foi dos ponta de lança que rezou a história

Ainda entravam pessoas no estádio quando uma “trivelada” certeira foi lançada. Motivado pelos dois prémios que recebeu nesta semana, – melhor golo e melhor avançado – Clóvis recebeu a bola e fuzilou completamente as redes do Tondela. Primeiro golo do derby logo no segundo minuto de jogo. Na resposta, num início de jogo frenético, Daniel dos Anjos poderia ter empatado o encontro, isolado perante Gril.

O Tondela tentava responder ao golo, mas o Académico pressionava alto no terreno. Aos 17’ Pedro Augusto obrigou o guardião academista a uma bela defesa. Na bancada havia espetáculo dos dois lados, e com o passar dos minutos, a intensidade não se perdia em campo, com os auriverdes a chegar mais vezes ao terço defensivo academista.

Tanto a equipa da casa tentou o empate, que aos 37’ conseguiu. Cruzamento de Bebeto para Daniel dos Anjos, que de cabeça ao segundo poste, deixou o placar no 1-1. O Tondela terminou o primeiro tempo a dominar o jogo, mas o árbitro apitou para o intervalo com o empate a uma bola no marcador. Desde o golo de Clóvis o Académico perdeu inspiração, e o Tondela foi impositivo na busca pela igualdade.

 

Jogo aqueceu, mas o placar arrefeceu na igualdade

O tempo complementar começou com os Viriatos a mostrarem um jogo mais consolidado do que o praticado na primeira parte. Domínio no controlo da bola mas sem criarem perigo para Niasse. A meio do segundo tempo o Tondela conseguiu subir no terreno, também com algumas incursões ofensivas, com perigo, mas sem conseguir abanar as redes academistas.

Sempre que os auriverdes carregavam no acelerador, o Académico retraía-se e a saída para o ataque tornava-se uma tarefa difícil para os academistas. Mais difícil essa tarefa ficou quando Nduwarugira viu-lhe ser mostrada a cartolina vermelha, após uma falta sobre Daniel dos Anjos, a 15 minutos dos 90’.

O último quarto de hora do encontro foi de luta, parte a parte, com o Tondela a tentar o forcing pela vitória e o Académico a tentar ser compacto na defesa, e sair quando podia em contra-ataque, mas nenhuma das equipas conseguiu voltar a marcar e a partida acabou empatada a uma bola.

Com este empate, o Tondela volta a pontuar duas jornadas depois e encontra-se agora no oitavo posto da classificação, com 27 pontos. Para a semana a equipa tondelense desloca-se até à Amadora para defrontar o Estrela.

No que toca ao Académico, com este ponto conquistado iguala o Farense, na terceira colocação com 35 pontos. Na próxima jornada a turma de Jorge Costa volta a jogar fora de portas, na deslocação ao terreno do Torreense.

Por Bianca Leão