
Proença-a-Nova descentraliza reuniões do executivo municipal
Em comunicado enviado à comunicação social, o Município de Proença-a-Nova dá a conhecer esta decisão que foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 19 de dezembro, com o objetivo de “reforçar a relação de proximidade com a população e melhorar o conhecimento do território e das necessidades dos munícipes”.
Para além das reuniões descentralizadas, no fim de cada uma, estão previstas visitas pelos deputados municipais a locais de interesse empresarial, cultural, turístico e desportivo de cada freguesia onde decorrer a respetiva reunião, “podendo ainda ser promovidos encontros com coletividades e empresários locais”, referem.
Além disso, e numa tentativa de digitalização e modernização, propôs-se a transmissão online das reuniões públicas, sendo agora necessária uma alteração ao regimento e o estudo das questões técnicas para que o permitam.
O mesmo comunicado refere que esta decisão de descentralização “é um instrumento de participação que os munícipes têm à disposição para intervir diretamente com o executivo. Além de favorecerem a proximidade junto da população, estas reuniões permitem ao presidente e aos vereadores da Câmara Municipal ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, contribuindo assim para uma democracia local mais próxima e participativa”.
A primeira destas reuniões acontece na freguesia de São Pedro do Esteval no dia 16 de janeiro.