Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres divulga Plano de Atividades e Orçamento para 2020


A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres encontra-se sediada na Rua Dr. Fernando Menano, na vila de Fornos de Algodres, atualmente com duas valências: Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção e Estrutura para idosos, abrangendo um total de 42 utentes, 32 colaboradores nas áreas da Medicina, Enfermagem., Fisioterapia, Terapia da Fala, Psicologia, Nutrição, Animação Sociocultural, Serviços gerais, Contabilidade e Secretariado.

Como orientações estratégicas para 2020, a Santa Casa da Misericórdia irá promover a capacitação das respostas sociais.

Mantendo uma liderança em relação à inovação com antecipação de desafios futuros de acordo com as necessidades vindouras. Promovendo o alargamento das respostas sociais (UCCI LDM E ERPI). Mantendo a sistematização da intervenção desenvolvida nas várias valências de atuação. Mantendo e intensificar programas efetivos de controlo de custos (determinação dos custos por valência e respetivos planos de atividades por valências, respeitantes ao Plano Global de Atividades da Instituição com monotorização através de relatórios trimestrais. Mantendo um sistema de descrição de funções, bem como retirar Manual de Funções, de forma a potenciar futuras contratações e potencia capacidades inerentes às diversas funções.

Proatividade em relação às Politicas Sociais. Fomentar sessões de informação, exposições e eventos que permitam a divulgação da missão. Visão, valores e trabalho da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos De Algodres. Irá manter-se também uma política de Parcerias com entidades distintas, na área do emprego, formação profissional e ensino.

Quanto à aplicação das respostas sociais, a Santa Casa prevê arrancar no ano de 2020 com as obras de ampliação da ERPI da UCCI, criação de um minicentro de reabilitação, para posteriormente abrir à comunidade alguns serviços, nomeadamente Terapia da Fala, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, rentabilizando assim, os técnicos que já exercem na instituição.

Esta ampliação das valências implica um investimento de cerca de 600 mil euros e visa criar 4 camas particulares e 8 camas na ERPI, investimento, este, já aprovado em Assembleia Geral pela Entidade Bancária.

No plano de atividades, a mesa irá estar atenta para apresentar seguintes candidaturas a projetos inovadores, que permitam a sustentabilidade financeira da instituição. Dar oportunidade a pessoas com fracos recursos e que necessitem de uma oportunidade no mercado de trabalho através de programas ocupacionais que permitam a integração de pessoas em situação de risco (Estágios Profissionais e Contrato Emprego Inserção). E candidaturas a Fundações e outras instituições que apoiem financeiramente as atividades da instituição.

O orçamento total aprovado para 2020 será no valor de 899,807,26 mil euros.