Tornado destrói estufa na Soalheira. Prejuízos rondam milhares de euros.
A Produtora agrícola Telma, não queria acreditar no que viu quando chegou esta tarde de quarta-feira, dia 22, à sua estufa de produção de morangos e cerejas, na Soalheira, no concelho do Fundão. Um cenário de destruição provocado por um aparente tornado que passou na zona, danificou a infraestrutura e arruinou toda a campanha de venda da fruta que ia começar dentro de três semanas.
“Saí de casa às 13h00 e quando cheguei vi o que tinha acontecido. Eu e o meu marido temos esta estufa desde 2015 e era a nossa maior fonte de rendimento. Não sei o que fazer agora”, disse em declarações à Beira Baixa TV.
A produtora alertou a GNR, a Junta de Freguesia de Soalheira e a Câmara Municipal sobre os danos, que segundo indicou, rondam milhares de euros.
“A Proteção Civil Municipal do Fundão está no terreno a efetuar um levantamento dos danos que neste momento ainda não é possível ser calculado. Vamos também averiguar de que forma as seguradoras podem contribuir para a resolução do problema”, adiantou o Presidente da Junta de Freguesia da Soalheira, Hélder Salvado.
Este ocorrência é uma das muito relacionadas com a depressão GAROE que está a afetar a Península Ibérica. Apesar de estar prevista uma melhoria do estado do tempo a partir das 18h00 de hoje (quarta-feira), no sábado uma nova depressão vai voltar a atingir Portugal continental com períodos de chuva intensa, aumento da intensidade do vento, queda de neve e agitação marítima.