Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Viseu: “5, 6, 7, 8 and One” de Martim Pedroso & Marlyn Ortiz no palco do Teatro Viriato


Do Bronx para o mundo, assim foi a vida da bailarina e coreógrafa Marlyn Ortiz, que dançou nos clubes nova iorquinos dos anos 90, em musicais da Broadway e em digressões e videoclipes de Mariah Carey, Britney Spears, Black Eyed Peas, Taylor Swift e Usher.

Uma história de vida que serve de ponto de partida para o espetáculo “5, 6, 7, 8 and One”, de Martim Pedroso & Marlyn Ortiz, que sobe ao palco do Teatro Viriato, na sexta-feira, dia 27 de maio, às 21h00.

Marlyn Ortiz passou a infância em Porto Rico e emigrou ainda jovem para Nova Iorque, onde começou a dançar num quintal no Bronx. Nos anos 1990 já era uma figura conhecida nos clubes nova-iorquinos, quando deu o salto para os maiores palcos do mundo, dançando nos videoclipes e digressões de Madonna, Mariah Carey, Britney Spears, Black Eyed Peas e Usher. Ao mesmo tempo, entrava em musicais da Broadway e criava espetáculos com a sua própria companhia, Bon Bon Burlesque. Nos últimos sete anos, tem sido personal trainer de Madonna.

A ideia de 5, 6, 7, 8 and One surgiu em 2017, quando Marlyn e Martim se encontraram numa esplanada no centro de Lisboa. Um encontro fortuito que deu origem a uma ideia que nem uma pandemia mundial impediu que se concretizasse. De fronteiras fechadas, entre reuniões zoom, mensagens whatsapp e late night phone calls, o guião para este espetáculo híbrido, entre o docfilm e o docudrama, foi sendo escrito.
Ambos gostam de olhar para este projeto como uma celebração de todos os artistas que empoderam outros.

“Eu não conquistei este lugar sozinha. Chegar aqui e agora, é o resultado do que eu sou e do que eu consegui alcançar, assim como o resultado de todos os que acreditaram em mim e me protegeram. É também o resultado de todos os que não me deram nada e me rejeitaram. Todos eles me empoderaram. Fizeram com que a minha força interna, a minha confiança e a minha expressão crescessem. O meu poder é o resultado do meu amor incondicional pela dança, da minha técnica, disciplina, perseverança, força, das minhas lutas, da minha sexualidade, da minha raiva, dos meus medos e fragilidades. O meu movimento, ele próprio, é o resultado da minha voz interna que foi edificada por todos estes átomos.”

Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira física ou no site do Teatro Viriato.