Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Viseu Dão Lafões: Documentário MEG – Rota do Megalitismo em destaque na BTL


A estreia do documentário MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, foi um dos momentos altos da programação da última sexta-feira (1 de março) da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

“A apresentação captou atenções, pelas imagens de rara beleza e valiosíssima informação partilhada, lotando o stand da CIM Viseu Dão Lafões e fixando o interesse geral dos muitos visitantes que passavam pelo Pavilhão 2”, começou por referir a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Este documentário, que será disponibilizado ao público já em março, foi distinguido no Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Outubro, arrecadando o primeiro prémio na categoria de “Melhor Documentário: Investigação em Turismo”. Apresenta-se como uma viagem pelos municípios que compõem Viseu Dão Lafões, num percurso de 500 quilómetros por alguns dos monumentos megalíticos do Centro de Portugal, muitos deles referência a nível mundial. O percurso tem um total de 26 dólmens, 13 dos quais monumentos classificados, um deles o Dólmen I de Carapito.

“Este documentário surge como um documento único, de partilha e valorização de um património antigo de extraordinária riqueza, para a região e para o país, como são os monumentos megalíticos existentes em Viseu Dão Lafões. O resultado final orgulha-nos muito. E é uma justa homenagem a esta grande iniciativa que é todo o projeto MEG Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, parceria das entidades locais com o apoio e chancela do Turismo de Portugal. Podemos confirmar aqui, em plena BTL, que o documentário será disponibilizado para o público já no início de março, através das plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões”, afirma Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

A restante programação desta sexta-feira na BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, ficou marcada ainda pelo projeto Aldeias da Serra do Caramulo, mais uma iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões, que visa a valorização desta rede de aldeias enquanto produto turístico, estimulando a economia de montanha e fomentando um turismo responsável e sustentável.

No fecho do ciclo de três dias para profissionais, e no dia em que BTL se abriu igualmente ao público, decorreram também as apresentações e ativações dos municípios de Nelas, Oliveira de Frades, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva, integrando sempre os produtos icónicos da região, em particular a Gastronomia e Vinhos, ou destacando outros projetos específicos, como A Última Rota da Transumância — Tradição, Costumes e Sustentabilidade – oportunidade para um fórum de discussão em torno da importância de recuperar as tradições antigas, valorizando o património identitário das comunidades.