Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vouzela: Concurso Generg – Fotógrafo de Natureza do Ano com a maior participação de sempre


Com 2.667 fotografias submetidas e 166 participantes, o concurso Generg – Fotógrafo de Natureza do Ano 2023 estabeleceu um novo recorde de participação.

Depois de em 2022 ter atingido a marca das 1.788 fotografias submetidas e 95 participantes, a edição deste ano volta a superar as expetativas da organização que vê estes números com “satisfação e orgulho”, mas também com a consciência da dificuldade na hora de selecionar os vencedores, já que para o júri deste ano a “quantidade também foi qualidade”.

Constituído pelo espanhol Javier Murcia Requena, pelo sueco Magnus Lundborg e pelo português Miguel Serra, o júri reconhece ter tido um trabalho difícil e muito desafiador. “Devido à grande qualidade das fotografias apresentadas, foi um trabalho duro eleger as imagens vencedoras”, refere Javier Murcia.

Opinião corroborada por Magnus Lundborg. Segundo o fotógrafo sueco “selecionar algumas imagens no meio de tantas opções nunca é fácil. Acresce ainda que, embora sejamos uma equipa de jurados, também somos muito diferentes enquanto fotógrafos. Tem sido fantástico fazer parte deste projeto e eu estou maravilhado pela alta qualidade das fotos”, sublinha.

Miguel Serra, fotógrafo natural de Manteigas, é da mesma opinião. “Participar num coletivo de fotógrafos de forma a apreciar um largo conjunto de fotografias belíssimas é acima de tudo uma tarefa desafiante, mas ao mesmo tempo penosa. Avaliar a criatividade e a sensibilidade de alguém sempre será muito subjetivo e, porventura, questionável”, considera Miguel Serra, que agradece aos seus colegas de júri “pela competência e trabalho realizado”, bem como aos participantes “pela submissão de fotografias tão distintas”.

As fotografias a concurso foram distribuídas por oito categorias: Paisagem; Aves; Mamíferos; Répteis e Anfíbios; Peixes e Invertebrados; Flora e Fungos; Arte Fotográfica e Parque Natural Local Vouga Caramulo, com prémios de quinhentos euros para o primeiro classificado e de material fotográfico para o segundo. O vencedor absoluto do concurso recebe ainda um prémio monetário no valor de 1.000 euros.

Os resultados serão conhecidos na próxima sexta-feira, dia 5 de maio, no arranque do Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, que decorre até dia 7 de maio.