Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

20ª Sessão do Clube de Leitura do Sabugal


No passado dia 25 de fevereiro, o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) receberam, na Biblioteca Municipal, a 20.ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal.

Esta sessão contou com a participação especial do Clube de Leitura de Mêda, fundado em 2014 e dinamizado pela Biblioteca Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, Academia Sénior, CLA da Universidade Aberta e Associação de Pais do Concelho de Mêda.

Este intercâmbio, realizado pela primeira vez no Sabugal, procurou, de acordo com os objetivos do Clube de Leitura para o ano letivo em curso, diversificar as suas atividades e projetar-se externamente.

A escolha de Mêda como parceira neste intercâmbio foi justificada pela existência, em ambos os concelhos, de um núcleo da Universidade Aberta e do seu envolvimento nos respetivos Clubes de Leitura locais, mas também pela integração de ambas as bibliotecas municipais na Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE).

O encontro dos dois Clubes de Leitura iniciou com um momento musical, com todos os participantes a cantarem a música ‘Canta, amigo canta’. De seguida, Sílvia Nabais, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, deu as boas-vindas aos participantes e organizadores do Clube de Leitura de Mêda, Carlos Proença, responsável pela Biblioteca Municipal de Mêda, e Manuela Oliveira, coordenadora do CLA da Universidade Aberta de Mêda.

Seguiu-se a apresentação do Clube de Leitura do Sabugal, na qual Amália Fonseca, coordenadora do CLA da Universidade Aberta do Sabugal, falou sobre a sua criação, os seus objetivos e o seu funcionamento, referindo a diversidade das temáticas e das sessões dinamizadas até ao presente. De seguida, foi contextualizado e apresentado o livro ‘Memórias da Minhas Terra – Histórias e Estórias do Concelho do Sabugal’, cujo lançamento havia sido cancelado, por duas vezes, devido à pandemia. Editado em 2020 pelo Município do Sabugal, este livro é o resultado da compilação das diversas estórias contadas e recolhidas ao longo do Projeto de Escrita Aberta, promovido pelo Município do Sabugal (Biblioteca Municipal e Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes) e pelo CLA da Universidade Aberta do Sabugal, no ano letivo de 2017/2018. Trata-se de uma coletânea de relatos e vivências pessoais, memórias de tempos idos e de tradições seculares, ligados a costumes locais e a tempos difíceis, mas recordados com saudade pelos seus contadores. Feita a apresentação, foram lidas, pelas próprias autoras, duas das histórias publicadas no livro, uma sobre a matança do porco e a outra sobre tradições pascais.

Após a apresentação do livro e um segundo momento musical, com a canção ‘O livro é um amigo’, foi aberto um espaço de conversa informal, em que os participantes de ambos os Clubes de Leitura se apresentaram um a um e falaram sobre algumas das tradições relatadas no livro.

Por fim, e antes de encerrar a sessão, uma das participantes do Clube de Leitura de Mêda entoou, a capela, a canção popular italiana ‘Guitarra romana’, e outra leu um poema escrito para celebrar o encontro.

Foi com evidente satisfação que os participantes do Clube de Leitura de Mêda se despediram, após um momento de confraternização final e uma visita ao Centro Dr. Jesué Pinharanda Gomes, levando consigo, entre outras ofertas do Município do Sabugal, o livro apresentado na sessão.

Do encontro fica o convite aos participantes do Clube de Leitura do Sabugal para que se desloquem, no início do próximo ano letivo, à Mêda.