Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

AD Manteigas em destaque no Canal 11 pela mão de Cândido Costa


Cândido Costa continua a transformar o futebol em poesia no seu Cândido On Tour, no Canal 11. Um comunicador ímpar que está a trazer de volta ao futebol nacional aquilo que ele tem de melhor: paixão, simplicidade, humildade, ligação à terra e às raízes e principalmente um amor e uma devoção à causa e à modalidade que não se explica, mas que se sente e de que maneira. Esta sexta-feira estreou o seu episódio gravado em Manteigas, no qual acompanhou um treino da AD Manteigas.

Num dia de Inverno rigoroso e com neve ainda no semblante, Cândido Costa começou o programa a acompanhar um pastor local nas suas rotinas diárias. Uma homenagem bem disposta, mas sentida e com sentido, que fez a quem ainda exerce esta árdua tarefa que vai caíndo cada vez mais no esquecimento. Uma vida difícil muito por paixão, vocação e herança de família, em que também não se deixou de falar no fatídico incêndio deste Verão que consumiu uma parte considerável da Serra da Estrela e que tantas perdas significou para tantos produtores, pastores e cidadãos locais. Até aí Cândido Costa, alheio a essa realidade, esteve à altura de um momento mais sério (que também os há entre grandes gargalhadas de humor), demonstrando bem daquilo de que todos somos feitos e trazendo dignidade a tanto sofrimento que se viveu na região durante largos dias do último verão.

Seguiu-se depois o momento já habitual em todos os episódios do programa que tem à sua responsabilidade: juntar-se ao treino da equipa local para dar uma perninha. Foi isso que fez na AD Manteigas, tendo sido recebido por Ricardo Craveiro, presidente do clube, e Joel Silva, treinador há 5 temporadas da ADM, para participar no treino juntamente com o resto do plantel. E mesmo em pequenos rasgos e entre momentos de plena galhofa e animação, ficou claro que a magia nos pés, essa nunca desaparece. Correu, esforçou-se, motivou, deu ânimo e principalmente, transmitiu um gosto gigante pelo futebol e todos os seus pequenos momentos que é capaz de contagiar qualquer um. Nem o frio intenso que se fazia sentir o impediu de espalhar magia. A destacar ainda um apontamento muito especial com Mário Carvalho, jogador do Manteigas que com uns impressionantes 45 anos continua a fazer parte do plantel principal e a dar tudo por um clube que é muito mais do que um clube no seu percurso, mas antes uma segunda casa que o deixa com um brilho nos olhos sempre que tenta explicar esta ligação tão especial e que vai continuar “enquanto as pernas deixarem”.

Meia-hora de programa que cumpre exatamente com aquilo que Cândido Costa imaginou quando desenvolveu este conceito: trazer o futebol de volta às pessoas, trazer as pessoas de volta ao futebol. No seu estado mais puro e apaixonante… Mas talvez sem se aperceber está a trazer ainda mais do que isso. Está a dar voz a regiões tantas vezes esquecidas, está a colocar no mapa associações e pessoas que dão tudo ao futebol de forma abnegada e muitas vezes sacrificando tanta coisa para estar num treino ao final do dia ou na concentração para um jogo num fim-de-semana depois de uma semana de trabalho. Sejamos agradecidos ao Cândido por isso mesmo.

O episódio foi para o ar na noite desta sexta-feira e será agora repetido em diversas ocasiões ao longo desta semana. Os seus melhores momentos serão também disponibilizados brevemente no Youtube do Canal 11.

Por: Fernando Teixeira